Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

‘PESCA EXTREMA NA AUSTRÁLIA’ RETRATA A PERIGOSA CAPTURA DE HALIOTIS "DOWN UNDER" // ESTREIA A 24 DE SETEMBRO

O abalone, também conhecido por Haliotis ou orelha do mar, é um molusco exótico que apenas pode ser apanhado debaixo de perigosas águas por mergulhadores profissionais. 'Pesca Extrema na Austrália', que regressa ao Discovery Channel a 24 de setembro, acompanha várias tripulações especializadas na captura deste molusco em Port Lincoln (Austrália) para mostrar aos espetadores a espetacularidade e os riscos desta atividade extrema. 

As tripulações da pesca de haliotis de Port Lincoln preparam-se para fazer frente aos enormes desafios nesta nova temporada. O inverno chegou mais cedo, complicando as condições de captura, já por si arriscadas pelas águas turvas e escuras e pela presença de enormes tubarões brancos na zona. Para além disso, a escassez de haliotis de grandes dimensões, as mais valorizadas, empurrou os pescadores a reduzir as quotas de pesca, reduzindo significativamente os lucros, que este ano poderiam rondar os 35 milhões de dólares.

 

35569_generic_024.JPG

 

Como veremos em 'Pesca Extrema na Austrália', que regressa ao Discovery Channel a 24 de setembro às 21 horas, a redução dos lucros levará muitos destes profissionais a serem mais criativos na captura para poderem sobreviver esta temporada.

 

Uma das maiores dificuldades este ano terá a ver com a presença de uma família de orcas nas ilhas Neptuno. Depois de caçarem um tubarão branco, as baleias obrigaram os restantes tubarões a deixarem a zona de Port Lincoln. Apesar do risco de os mergulhadores serem surpreendidos a qualquer momento pelas enormes criaturas marinhas, os pescadores de haliotis vão continuar a arriscar as vidas em busca do valioso molusco.

 

Esta temporada mostrará os esforços de Dom e Dave, que, obrigados pelo clima invernal e pelas escassas reservas do molusco, decidiram experimentar um ROV, um veículo subaquático operado remotamente, que poderá reduzir o tempo que passam debaixo de água na companhia de tubarões.

Vamos também seguir Jay, cuja mulher está prestes a dar à luz. Ele terá de decidir se arrisca a vida em busca de haliotis ou se fica perto da companheira, esperando o momento do nascimento do filho.

 

Outra das duplas de mergulhadores, Nicole e Darryl, vão optar por sair e ir em busca do valioso molusco num local onde ninguém, no seu perfeito juízo, vai: mesmo no meio de um território cheio de tubarões brancos.

Acompanharemos também o trabalho de Bucky e Dion que, como os seus companheiros, optarão pelo perigo nas traiçoeiras águas das Ilhas Neptuno para alcançar um ambicioso objetivo: 100 quilos de haliotis vivo para abastecer um banquete em Hong Kong.

 

‘Pesca extrema na Austrália’ regressa ao Discovery Channel a 24 de setembro às 21 horas.