Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Pescadores de Macau e o culto de Chu Tai Sin” :: Nova exposição no Museu do Oriente

“Pescadores de Macau e o culto de Chu Tai Sin”

 

Pescadores%20de%20Macau%20(1).jpg

 

 

 

“Pescadores de Macau e o culto de Chu Tai Sin” é a nova exposição temporária que o Museu do Oriente apresenta a partir de 26 de Fevereiro, para dar a conhecer a origem e a natureza do culto a esta divindade taoista.

 

A pesca e os pescadores são parte intrínseca da história de Macau. Esta comunidade, que no princípio do século XX constituía cerca de um terço da população, tinha a particularidade de ser flutuante no sentido literal do termo uma vez que os pescadores nasciam, viviam e morriam a bordo das embarcações. Confrontados diariamente com a precariedade da vida, atribuíam um papel crucial à actividade religiosa.

 

Chu Tai Sin, divindade taoista e patrono dos pescadores, é um dos deuses a que recorrem em situação de aflição. Anualmente, os crentes congregam-se num barco transformado em templo para participar na festividade Da Jiu, realizada em sua honra.

 

Parte do património intangível de Macau, esta tradição encontra-se actualmente ameaçada. Através de objectos rituais, fotografias das diferentes cerimónias da festividade Da Jiu e documentários, a exposição dá  a conhecer a origem do culto a Chu Tai Sin e a arte popular de escultura de ídolos sagrados, a ele associado.

 

Para aproximar os visitantes da atmosfera que se vive nesta celebração, parte do espaço expositivo evoca a organização do espaço ritual num templo flutuante. Os visitantes são ainda convidados a fazer os seus próprios amuletos, com carimbos rituais disponibilizados para o efeito.

 

Para assinalar a inauguração desta exposição, realiza-se um programa de actividades gratuito que inclui uma mesa redonda sobre Museus e Património Intangível e um workshop da técnica chinesa da Folha de Ouro.

 

Patente até 19 de Abril, esta exposição é uma iniciativa do Museu Marítimo de Macau, em co-organização com o Museu do Oriente.

 

Exposição temporária

“Pescadores de Macau e o culto de Chu Tai Sin”

Inauguração: 26 de Fevereiro, 18.30

Até 19 de Abril

terça-feira a domingo: 10.00-18.00

sexta-feira: 10.00-22.00 (entrada gratuita a partir das 18.00)

Encerra à segunda-feira

Preço: € 6,00 (descontos aplicáveis)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.