Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Peter Sloterdijk, Angela Schanelac e outros filósofos e realizadores de renome internacional em Lisboa para congresso internacional "Thinking Reality and Time Through Film"

Conferência Internacional de Filosofia e Cinema 
Thinking Reality and Time through Film
6 a 10 de Maio de 2014
Biblioteca Nacional, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cinemateca Portuguesa e Goethe-Institut

 

Filósofos e realizadores de renome internacional, entre eles Peter Sloterdijk, Peter Weibel e Angela Schanelac, estarão em Lisboa para participar na Conferência Internacional “Thinking Reality and Time through Film”.


Durante
 as últimas duas décadas o cinema tem sido cada vez mais reconhecido como um meio de reflexão filosófica, numa perspectiva ontológica e epistemológica. Mas o que significa entender o cinema como um acto de filosofar? Podemos aceder a um conhecimento específico e fiável do mundo e da nossa relação com ele através de uma estética de imagens em movimento? Tendo em conta o pressuposto de que o cinema dá continuidade ao mundo - o que é a essência do cinema e qual é efectivamente a sua ligação com a realidade?

Pensar a realidade e o tempo através do cinema será uma das questões centrais da conferência internacional Thinking Reality and Time through Film.

A iniciativa irá decorrer entre 6 e 10 de Maio na Biblioteca Nacional e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e conta com a participação de filósofos e pensadores contemporâneos de renome internacional assim, como reconhecidos realizadores de cinema de Portugal e da Alemanha.

Entre os participantes confirmados estão Carlos João Correia (Universidade de Lisboa); Christine Reeh (Universidade de Lisboa); Cristina Beckert (Universidade de Lisboa); (Colin McGinn (Nowhere University); José Manuel Martins (Universidade de Évora); Joseph Früchtl (Universiteit van Amsterdam); Maria Filomena Molder (Universidade Nova de Lisboa); Noël Carroll (City University New York) e Peter Sloterdijk (Hochschule für Gestaltung Karlsruhe), Patricia Pisters (Universiteit van Amsterdam).

As sessões de cinema terão lugar na Cinemateca Portuguesa e no Goethe-Institut com filmes de André Ujica (Karlsruhe); Angela Schanelec (Hamburg/Berlin); Christoph Korn (Düsseldorf); Peter Weibel (Karlsruhe/Wien); Susana de Sousa Dias (Lisboa) e Ulla von Brandenburg (Paris). Cada um dos realizadores participa numa conversa sobre a sua obra na Biblioteca Nacional.

A participação na conferência está sujeita a um registo prévio no site do evento, onde também consta o programa completo:

http://www.philosophyfilmlisbon.net/

 

O congresso Thinking Reality and Time through Film é uma iniciativa organizada pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e a produtora C.R.I.M e conta com o apoio do Goethe-Institut de Portugal.