Photobook Club Barreiro adiado para 31 de janeiro, na Partícula de Deus
A próxima sessão do Photobook Club do Barreiro, prevista para dia 17 de janeiro, foi adiada para o dia 31 do mesmo mês e irá realizar-se na Partícula de Deus, Largo Luís de Camões, nº 25, Barreiro. Recorde-se que, para janeiro, estão ainda previstas várias iniciativas culturais.
ARTES VISUAIS
23 janeiro a 27 março| PAULO FREIXINHO | Rostos em grelhas de Palavras Cruzadas | Auditório Municipal Augusto Cabrita – Piso 1 Galeria Branca – Exposição de Artes Plásticas
Inauguração: 23 janeiro | sábado | 17h00
Nasceu em Lisboa (1968) e veio para o Barreiro aos 3 anos de idade.
É autor de Palavras Cruzadas desde 1990 e baixista da banda Bon Sauvage.
Começou por fazer artesanato e a sua primeira profissão foi a de desenhador gráfico mas os dicionários mudaram-lhe o rumo.
Já criou milhares de passatempos para jornais e revistas nacionais e da diáspora (Público, Jornal de Notícias, Caras, Selecções Reader's Digest, Almanaque Bertrand, A Voz de Trás-os-Montes, Portugal Post, Contacto, entre outros).
Porque manteve o gosto pelas Artes, lembrou-se um dia de levar o tema Palavras Cruzadas para as telas.
Com a chegada das redes sociais começou a criar imagens com rostos de figuras ligadas à Cultura em grelhas de Palavras Cruzadas… foram já criadas mais de 300 imagens.
Nesta exposição estarão integrados rostos de diversas personalidades tanto ligadas ao Barreiro, como rostos de ícones da Cultura mundial, bem como, ligados à Cultura nacional.
Dentro da exposição haverá também um espaço destinado aos mais novos, ao qual dá o nome de Cantinho das Palavras Cruzadas: Uma grelha em branco com letras que podem ser manuseadas e onde as crianças poderão fazer e/ou criar as suas próprias Palavras Cruzadas (estilo Scrabble).
30 janeiro | sábado | 10h00 às 14h00 | Workshop de Fotografia de Rua | Auditório Municipal Augusto Cabrita - Piso 1 Pequeno Auditório | Formação de Fotografia
(organização Academia Olhares, em parceria com a CMB)
A Academia Olhares é um projeto formativo do site Olhares.com, a maior comunidade online do mundo de fotografia em língua portuguesa. A Academia conta com vários cursos e workshops na área da fotografia em Portugal e no Brasil, disponibiliza formação certificada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).
Conteúdo Programático:
1 - Técnicas básicas da Fotografia: Abertura, Velocidade, ISO
2 - O que fotografar? Que técnicas aplicar?
3 - A importância da luz
4 - Como eliminar os ruídos da composição?
5 - Ética da imagem
> Integração teórico-prática
Material necessário: Câmara Fotográfica
Informações/inscrições: http://olhares.sapo.pt/academia/c-m-barreiro-curso-fotografia-de-rua/
Nota: Será entregue um certificado de participação a todos os inscritos
Destinatários: Este workshop destina-se a todos os que pretendem explorar a vertente mais criativa da fotografia de rua.
Valor: 35€
31 janeiro | 16h00 – 17h30 | Photobook Club Barreiro - Encontros sobre Fotografia | Partícula de Deus, Largo Luís de Camões, nº 25 Barreiro
“The Photobook Club” teve início em Inglaterra e, atualmente, existe em vários pontos do mundo. Tem como principal Objetivo criar um espaço para a análise e discussão em torno do livro de fotografia de autor. No Barreiro, essas sessões são organizadas pela Câmara Municipal do Barreiro e têm periodicidade bimestral.
Tratam-se de encontros, de caráter informal, onde um fotógrafo é convidado a apresentar o processo que o levou a criar um projeto fotográfico em forma de livro. Estes encontro são, essencialmente, de partilha onde o público tem espaço para questionar e partilhar experiências.
Esta edição do PBC é realizada em parceria coma Artesfera – Associação de Artes Plásticas do Barreiro.
Nesta sessão será apresentado o fotolivro "eu isto e agora"
"eu isto e agora" é um projeto fotográfico, comunicado na forma de fotolivro, que resulta de um diálogo de apropriação que estabeleci com um corpo de imagens de tipologia documental-turístico, impressas em papel 10x15cm, a cores, e preservadas num álbum de cartão 11x17cm, na capa do qual figura a inscrição "Mosteiro de Rendufe, Braga, Vila Verde".
As relações de interesse que estabeleci com o dado cruzam-no com o que trago comigo de questionamento, espanto e preconceito, e com informação que, entretanto, explorei no âmbito deste trabalho. Em toda a reflexão marcam forte presença recentes leituras.
Janeiro de 2016, Carlos Gote Matoso
Faixa Etária – M/12 anos
Entrada Livre
Mais informações: 212 068 232 ou cultura@cm-barreiro.pt
Bilhetes à venda no AMAC e Posto de Turismo
CMB