Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Poesia à Mesa arranca amanhã em S. João da Madeira | Poesia encenada, cantada e servida à mesa até ao final do mês

Iniciativa decorre até ao final do mês

POESIA à MESA A PARTIR DE AMANHÃ

EM S. JOÃO DA MADEIRA

 

*Homenagem a poetas António Aleixo, António Torrado, Cláudia R. Sampaio, Edito Gonçalves, Joaquim Pessoa e Olinda Beja

 

  1. João da Madeira recebe, a partir de amanhã, a 15ª edição da Campanha Poesia à Mesa, evento que decorre naquela cidade desde 2003. A Poesia à Mesa, projeto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, tem vindo a assumir gradualmente um grande papel cultural, não só a nível local como nacional, sendo hoje uma das imagens fortes da cidade. A edição deste ano destaca os poetas António Aleixo, António Torrado, Cláudia R. Sampaio, Edito Gonçalves, Joaquim Pessoa e Olinda Beja. O programa, sempre vasto e diversificado, tem contado todos os anos com inovações culturais, demonstrando que a poesia pode ser encenada, cantada, recitada e, sobretudo, servida à mesa de restaurantes e bares. 

Mais do que apenas assinalar o Dia Mundial da Poesia (21 de Março), a campanha tem vindo a contribuir para a promoção e divulgação de um vasto conjunto de poetas e suas obras, incentivando a população a adquirir hábitos da leitura através de um conjunto de ações muito diversificado e dirigido a diferentes segmentos de públicos.

“Poesia à Mesa” tem, a cada ano que passa, uma maior adesão, envolvendo a comunidade não apenas na sua condição de espetadora mas também de produtora de conteúdos e mensagens, como é o caso evidente da Peregrinação Poética ou da Poesia na Corda.

Para além dos públicos locais e fruto de uma programação diversa e de qualidade que contempla espetáculos, exposições, oficinas criativas poéticas, declamações em bares, restaurantes e fábricas, animação de rua, apresentações de livros, conferências com poetas, entre outras, este evento tem aproximado, a S. João da Madeira, públicos provenientes de toda a região norte do país.

Como marca distintiva desta iniciativa, saliente-se a produção de um vasto conjunto de materiais (toalhetes de mesa e bases de copos e chávenas, sacos de pão, aventais, lápis) onde são impressos os textos dos seis poetas homenageados em cada campanha. Este ano são destacados os poetas António Aleixo, António Torrado, Cláudia R. Sampaio, Edito Gonçalves, Joaquim Pessoa e Olinda Beja. Distribuídos massivamente, estes materiais levam aos restaurantes, cafés, bares, padarias e comércio em geral, a palavra do poeta e a sua própria imagem.

 

PROGRAMA | 10 a 31 de Março de 2017