Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

POESIA EM RÉGIO | PORTALEGRE SAI À RUA NUMA HOMENAGEM AO POETA JOSÉ RÉGIO | 21 de Março | Dia Mundial da Poesia | Fundação INATEL | ENTRADA LIVRE

POESIA EM RÉGIO | 21 Março | Praça da República - Portalegre

 

image004.jpg

 

 No próximo dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, a Fundação INATEL homenageia o poeta José Régio, em Portalegre, num convite à participação coletiva em ambiente festivo.

 

A iniciativa enquadra-se no âmbito da missão cultural da INATEL enquanto consultora da Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pretende evocar a importância do património literário português.

 

A partir das 16h30, a Praça da República e o Café Concerto do CAEP acolhem atividades onde a população será desafiada a traduzir a poesia e o colecionismo, duas paixões incontestáveis da sua personalidade, através da pintura, desenho e escrita, culminado numa instalação que será exibida no final do espetáculo.

 

Pelas 17h, serão promovidas visitas guiadas à Casa Museu José Régio, local que o poeta habitou durante 34 anos. A visita dará a conhecer o gosto do poeta por antiguidades e pelo colecionismo, num percurso dirigido em que o ator Paulo Bórgia dará corpo ao homenageado e revelará uma faceta mais íntima do artista.

 

Ás 19h, o Grande Auditório do CAEP abre portas assinalando o Dia Mundial da Poesia com a leitura do Manifesto da Poesia intitulado "A palavra feita de palavras", um original do escritor José Luís Peixoto que será lido pelo ator Rui Mendes.

 

No espetáculo de homenagem e celebração da vida e obra de Régio participam vários grupos culturais locais e nacionais através da poesia, teatro, música, dança e cinema, numa viagem com encenação a cargo de Hugo Sovelas.

 

Poesia em Régio é uma iniciativa da Fundação INATEL que conta com a Câmara Municipal de Portalegre como parceiro estratégico, o apoio da Casa Museu José Régio e do CAEP e as parcerias institucionais com a Fundação Robinson, Fundação Calouste Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa.

 

A iniciativa, de entrada livre, convoca o Alto Alentejo a participar nesta celebração do José Régio, em Portalegre. Contamos consigo nesta verdadeira festa da poesia!

 

PROGRAMA

 

16h30 às 19h

Atividades de Artes Plásticas, Música e Poesia

Praça da República e Café Concerto do CAEP

Participação da Sociedade Musical Euterpe

 

17h / 17h45

Visitas guiadas à Casa Museu José Régio

(inscrições mediante inscrição prévia)

 

19h

Grande Auditório do CAEP | Praça da República

 

Leitura do Manifesto pela Poesia, de José Luis Peixoto, pelo ator Rui Mendes

 

Espetáculo Comemorativo de José Régio

 

Coro Infantil dos Assentos

Grupo de Cante Alentejano "Os Lagóias" do Orfeão de Portalegre

Grupo "Momentos da Poesia" e "Amigos da Poesia"

Grupo Silvina Candeias

Paulo Bórgia

Vocalóide – Teatro vocal e coreográfico

Fado com Alexandra Martins acompanhada por José Sousa e José Geadas

 

Informações:

www.inatel.pt | cultura@inatel.pt | 210027150 | 245227016