Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Poesia em Sophia | 21 Março | Porto - Jardins do Palácio de Cristal | A poesia sai à rua | ENTRADA LIVRE

Poesia em Sophia | 21 Março | Jardins do Palácio de Cristal – Porto

A poesia sai à rua numa manifestação  festiva  e histórica

 

image001 (2).jpg

 

A Fundação INATEL celebra o  DIA MUNDIAL DA POESIA com a iniciativa  POESIA EM SOPHIA , dia 21 de Março (sábado), num tributo a Sophia de Mello Breyner Andresen.

 

A partir das 15h, os Jardins do Palácio de Cristal acolhem a celebração festiva da vida e obra da poetisa, em que a Avenida das Tílias irá ser o centro as várias atividades ao ar livre, numa tarde dedicada às famílias com teatro, música, artes plásticas e contos infantis com inspiração na poetisa que nasceu no Porto.

 

A concha acústica será o palco da leitura do Manifesto pela Poesia, um original de Maria Andresen, poetisa e filha da homenageada, pela voz do ator António Capelo.

 

Às 17h o Auditório da Biblioteca Almeida Garrett abre portas para um espectáculo inédito de poesia, música e bailado, com a participação da comunidade escolar e ainda várias personalidades e figuras públicas do Porto que em palco prestarão tributo à poetisa, nomeadamente Rui Moreira, Paulo Cunha e Silva, Olga Cardoso, Júlio Magalhães, Carlos Daniel, Diana Pereira, Joel Cleto, Marisa Cruz, Óscar Branco, Katty Xiomara, Aurora Cunha e Carlos Magno entre muitos outros.*

Rita Sousa Tavares, neta da poetisa, dará testemunho da vivência afectiva com Sophia.

Pedro Eiras, Professor da Universidade de Letras, fará o enquadramento da obra da poetisa.

 

A iniciativa, de entrada livre, pretende convocar a população para um encontro colectivo de celebração da poesia e do património literário português.

 

POESIA EM SOPHIA é um projecto da Fundação INATEL  que, este ano, conta com a Câmara Municipal do Porto como co-organizadora.

 

Para que esta iniciativa atinja a dimensão que merece e que a Fundação Inatel ambiciona, o seu contributo (média) é determinante. Contamos consigo para que este evento inédito e histórico seja uma verdadeira festa da e, pela Poesia!

 

A Fundação INATEL está disponível para a realização de entrevistas, fornecimento de conteúdos e acompanhamento no dia do evento.

 

 

Programa:

21/03/2015

15h00 – Concentração e Actividades (Teatro, Música, Contos Infantis e Artes Plásticas) na Avenida das Tílias (Jardins do Palácio de Cristal);

16h30 – Leitura do Manifesto pela Poesia, um original de Maria Andresen e lido pelo ator António Capelo  (concha acústica);

17h00 – Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Poesia no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett*.

 

Mais informações: www.inatel.pt  |  cultura@inatel.pt  | T. 210027150

 

*Espetáculo no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (limitado à lotação da sala)

Anabela Baldaque, Aurora Cunha, Carlos Daniel, Carlos Magno, César Santos Silva,

Diana Pereira, Eduarda Maio, Joel Cleto, Júlio Magalhães, Katty Xiomara, Marisa Cruz,

Miguel Pereira Leite, Olga Cardoso, Óscar Branco, Paulo Cunha e Silva,

Pedro Eiras, Rita Sousa Tavares, Rui Moreira e Sónia Balacó entre muitos outros.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.