Poesia no Museu
25 FEVEREIRO, 19h | POESIA NO MUSEU
ENTRADA LIVRE | Às Quartas, pelas 19h
Organização: Museu da Música
Comissários: Helena Miranda/ Sebastião Belfort Cerqueira
O ciclo Poesia no Museu vai já no seu terceiro ano e consiste em conferências várias, ilustradas com leitura de poemas, sobre assuntos relacionados com poesia. Este ano contamos com sete conferencistas, entre os quais Miguel Tamen, Pedro Mexia e António Feijó. As sessões, apresentadas por Sebastião Belfort Cerqueira, duram aproximadamente 60 minutos, são sempre às Quartas e sempre de entrada livre.
No dia 25 de Fevereiro, pelas 19h, Joana Meirim falará sobre Jorge de Sena. As leituras de poemas ficarão a cargo de Ana Cláudia Santos e Sebastião Belfort Cerqueira.
SINOPSE DA SESSÃO:
Quando o tema de conversa é Jorge de Sena, é provável ouvir comentários acerca do seu carácter polémico e irascível. Na verdade, observações deste género parecem dar razão ao vaticínio do próprio poeta, que acreditava que havia de ser lembrado por via do mito do seu mau feitio e pela pretensa afronta que constituía o seu talento.
A conferencista falará sobre a personalidade literária daquele que Eduardo Lourenço considerou, justamente, “o urso mal lambido das nossas letras”. Falar-se-á da vida e da obra de Jorge de Sena, um homem que, como qualquer outro, tinha razões para se zangar com o país, com os contemporâneos, com a universidade, com o mundo em geral, e para dirigir todas as imprecações que entendia à humanidade.
28 de Janeiro – Miguel Tamen – Poemas de Cór
25 de Fevereiro – Joana Meirim – Jorge de Sena
11 de Março – João Figueiredo – Francis Ponge
25 de Março – Pedro Mexia –
Baixa Fidelidade: vozes americanas em Bill Callahan, David Berman, John Darnielle, Will Oldham, Damien Jurado e Jason Molina.
22 de Abril – António Feijó – Ruy Belo
20 de Maio – Carla Quevedo – Stephen Sondheim
17 de Junho – Miguel Manso – Tarô