Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Polémicas Europeias em discussão no Museu do Oriente

 

 

O%20rapto%20de%20Europa_Simone%20Cantarini_ca%2016

 

As polémicas europeias estão na base de um ciclo de quatro conferências que se realiza no Museu do Oriente, de 7 de Maio a 10 de Setembro, às 18.30.

 

O conflito na Ucrânia, a volatilidade dos comportamentos políticos, a força das correntes populistas e as divisões persistentes na União Europeia, antecipam uma transformação cujo sentido final não está ainda decidido. Portugal não tem alternativa à integração europeia mas necessita de uma visão nacional e uma posição própria, perante as principais questões políticas, para poder definir autonomamente o seu lugar na União Europeia.

 

A primeira sessão, no dia 7 de Maio, aborda o tema “A União Europeia e a crise na Grécia” e conta com a participação de Jorge Sampaio (antigo Presidente da República) e Vítor Bento (membro do Conselho de Estado), numa conversa moderada por Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente.

 

Os próximos encontros contam com as participações de figuras de referência na análise do panorama social e político europeu como Chris Patten (chanceler da Universidade de Oxford), António Vitorino (presidente da Notre Europe - Institut Jacques Delors), Jaime Gama (antigo Presidente da Assembleia da República), Ulrich Brandenburg (Embaixador da República Federal da Alemanha em Portugal), João Ferreira do Amaral (membro do Conselho Económico e Social) e Maria João Rodrigues (antiga Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social), para debater temas como “Portugal e o futuro da Europa” (11 de Junho), “A crise na Ucrânia e a defesa europeia” (2 de Julho) e “O declínio europeu é reversível?” (10 de Setembro).

 

De entrada livre, este ciclo de conferências é organizado pela Fundação Oriente, o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e o jornal Público.

 

Ciclo de Conferências

Polémicas Europeias

 11 de Junho; 2 de Julho; 10 de Setembro

Horário: 18:30

Entrada livre, sujeita à capacidade da sala

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: info@foriente.pt

www.museudooriente.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.