Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Politécnico de Lisboa exibe filmes premiados no Lux Film Prize

 

CicloCinema.png

 

“5 Filmes, 5 Temas, 5 Escolas”

 

 

 

Até 5 de maio, cinco escolas do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) exibem filmes do Lux Film Prize, o galardão da sétima arte do Parlamento Europeu. Os filmes abordam temáticas da atualidade e antes de cada projeção, o público é convidado a participar num debate. A emigração e a eutanásia são os temas das próximas duas sessões, a decorrer já nos dias 3 e 4 de abril. A entrada é livre e a iniciativa é realizada em conjunto com o Espaço Europa.

 

No próximo dia 3 de abril, pelas 18h30, a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) exibe o filme “Mediterranea”, do realizador Jonas Carpignano. O filme acompanha, em tom de documentário, o percurso de dois imigrantes que partem de África, rumo a Itália, em busca de uma vida melhor, mas que no decorrer da viagem são confrontados com a violência e a hostilidade. Antes da exibição do filme terá lugar um debate com a participação de Filipa Santos, vice-presidente da Amnistia Internacional.

 

No dia seguinte, dia 4 de abril, pelas 11 horas, é a vez de a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) receber um filme, que aborda o tema da morte assistida. “Miele”, da italiana Valeria Golino, conta a história de Irene que secretamente ajuda doentes terminais a morrerem com dignidade e sem dor. Quando descobre que um dos seus pacientes está afinal em perfeita saúde, decide fazer de tudo para o impedir de morrer. O debate terá a participação de Germano de Sousa, ex-bastonário da Ordem dos Médicos.

 

Com esta iniciativa o IPL dá continuidade à sua missão de privilegiar uma formação integral, promovendo a cidadania, incentivando a participação ativa dos estudantes na instituição e na comunidade.

 

Criado em 2007, o Prémio Lux de Cinema é o galardão da 7.ª arte do Parlamento Europeu, que promove a produção cinematográfica europeia, fomentando a distribuição de filmes na União Europeia e estimulando o debate em torno de temas atuais. Anualmente, são nomeados três finalistas entre os filmes europeus, que abordam a atualidade da integração europeia e temáticas controversas. A escolha do filme vencedor é feita pelos 751 eurodeputados.

 

PROGRAMA

Pina

Tema: Dança no Cinema

Realização: Wim Wenders

Local: Escola Superior de Dança

1 de março de 2017 às 17h30

Conversa com: Jornalista Cláudia Galhós, Professora Maria José Fazenda

 

Mediterranea

Tema: Emigração, Cidadania e Cultura

Realização: Jonas Carpignano

Local: Escola Superior de Comunicação Social

Data: 3 de abril de 2017 às 18h30m

Conversa com: Filipa Santos, vice-presidente da Amnistia Internacional e Rui Marques, da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados

 

Miele

Tema: Morte Assistida e Eutanásia

Realização: Valeria Golino

Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Data: 4 de abril de 2017 às 11h

Conversa com: Professor José Germano de Sousa

 

Tabú

Tema: O financiamento da Cultura

Realização: Miguel Gomes

Local: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Data: 2 de maio de 2017 às 18h

Conversa com: a definir

 

Bande de Filles (Girlhood)

Tema: Educação e abandono escolar

Realização: Céline Sciamma

Local: Escola Superior de Educação de Lisboa

Data: 5 de maio 2017 às 10h30m

Conversa com: a definir