Politécnico de Setúbal integra organização da iniciativa “Barreiro, Cidade dos Arquivos”
Politécnico de Setúbal integra organização da iniciativa “Barreiro, Cidade dos Arquivos”
No âmbito das Jornadas Europeias do Património | 22 de setembro
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das entidades organizadoras do evento “Barreiro, Cidade dos Arquivos”, que decorre ao longo da próxima sexta-feira, dia 22, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, com entrada livre.
Focada na temática do património industrial, a iniciativa reserva o período da manhã para visitas guiadas a vários espaços museológicos e arquivísticos da cidade do Barreiro, nomeadamente o Museu Industrial e o Espaço Memória, bem como os arquivos da Fundação Amélia de Mello, dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, e o Ephemera, o maior arquivo privado português.
A partir das 15h30, o programa segue para as Oficinas da CP, com várias palestras em torno do património, duas delas conduzidas por docentes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), nomeadamente Luís Cerqueira e Eugénia Santos, que falarão, respetivamente, da paisagem cultural e patrimonial do rio Coina e da reutilização na ótica da conservação de edifícios industriais. A moderação estará a cargo do historiador José Pacheco Pereira, fundador do Arquivo Ephemera.
A viagem pelos vestígios do passado industrial desta região ribeirinha termina com a inauguração, a partir das 18h00, de uma exposição conjunta entre o Coletivo SPA e artistas da associação ADAO, seguida da Sunset Archive Party, animada por DJ.