Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Politécnico de Setúbal integra organização da iniciativa “Barreiro, Cidade dos Arquivos”

Politécnico de Setúbal integra organização da iniciativa “Barreiro, Cidade dos Arquivos”

No âmbito das Jornadas Europeias do Património | 22 de setembro

 

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das entidades organizadoras do evento “Barreiro, Cidade dos Arquivos”, que decorre ao longo da próxima sexta-feira, dia 22, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, com entrada livre.  

 

Focada na temática do património industrial, a iniciativa reserva o período da manhã para visitas guiadas a vários espaços museológicos e arquivísticos da cidade do Barreiro, nomeadamente o Museu Industrial e o Espaço Memória, bem como os arquivos da Fundação Amélia de Mello, dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, e o Ephemera, o maior arquivo privado português.

 

A partir das 15h30, o programa segue para as Oficinas da CP, com várias palestras em torno do património, duas delas conduzidas por docentes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), nomeadamente Luís Cerqueira e Eugénia Santos, que falarão, respetivamente, da paisagem cultural e patrimonial do rio Coina e da reutilização na ótica da conservação de edifícios industriais. A moderação estará a cargo do historiador José Pacheco Pereira, fundador do Arquivo Ephemera.

 

A viagem pelos vestígios do passado industrial desta região ribeirinha termina com a inauguração, a partir das 18h00, de uma exposição conjunta entre o Coletivo SPA e artistas da associação ADAO, seguida da Sunset Archive Party, animada por DJ.