Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ponte... Nas Ondas! - 7º Concurso "As imagens do património"

Ponte…nas ondas! promove a recuperação e aposta nos valores das fotografias para que possam ser usadas no âmbito escolar, para serem conhecidas pelo público em geral e contribuir assim no âmbito analógico para o formato digital. Para esta atividade será imprescindível a colaboração das famílias e dos professores, colaboração que agradecemos de antemão.

Também se incluí uma categoria de PODCASTs relacionados com as imagens do património.

Participar na sétima edição:
O prazo para envio termina o 23 de junho de 2024.

Envie as imagens e textos através de Wetransfer, dropbox,... ou por mail para: certame@escolasnasondas.com

Indicar sempre o nome, escola e telefone de contato

 

descarregar (4).jpg

 

O património cultural imaterial é constituído principalmente por conhecimentos, técnicas, formas de organização ou de expressão coletivas, conjuntamente com as manifestações festivas e familiares. As imagens dos álbuns familiares contêm muitas destas manifestações e vivências, que podem ser desconhecidas pelos alunos nas escolas.
Neste trabalho de transmissão através das imagens, é necessária a implicação das famílias para ajudar a compreender os contextos onde se produziram as expressões culturais documentadas. O papel do professor é também fundamental como agente privilegiado dessa transmissão.
Neste concurso, os alunos não só devem procurar essas fotografias a preto e branco, como também inteirar-se do seu contexto e das pessoas retratadas. A partir daí deverão elaborar um texto (nota explicativa) ou um áudio (podcast), onde expliquem o conteúdo e a vivência de cada imagem.
A Associação Ponte...nas ondas! promove a recuperação e aposta no valor das fotografias para que possam ser usadas em âmbitos escolar, pela carga didática que possuem, e para serem conhecidas pelo público em geral.
Uma das características que potencía a qualidade desta atividade, é a implicação e colaboração das famílias dos alunos, por forma a fomentar a comunicação intergeracional, um dos objetivos básicos na recuperação e divulgação do património cultural.
Ponte... nas ondas! leva já alguns anos a trabalhar com as administrações educativas, para que o estudo do Património Cultural Comum faça parte do curriculum escolar, incorporando a prática diária nas aulas, como forma de transição às novas gerações Por tudo isto, a Associação Cultural e Pedagógica Ponte... mas ondas! promove o 7º Concurso de Recolha das Imagens do Património Imaterial Galego Português, com o seguinte regulamento:

REGULAMENTO do CONCURSO
1. O Concurso terá duas categorias:
Na primeira, poderão participar os alunos da Pré-Escola e Primária, do sistema educativo galego. Em Portugal poderão participar os alunos do Ensino Básico e do 2º Ciclo.
Na segunda poderão participar alunos da Secundária, Bacharelado e Ciclos Formativos, do sistema educativo galego. Em Portugal, participarão os alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.
2. As fotografias deverão conter imagens de qualquer aspeto relacionado com o Património Cultural Imaterial e que tenham sido captadas em datas anteriores a 1970.
3. As fotografias deverão ser digitalizadas, com a maior resolução possível, em formato jpg ou png.
4. Cada imagem deverá estar acompanhada de um texto livre, onde se poderão detalhar os dados básicos da foto, (onde foi tirada, quem aparece na foto, data aproximada e uma explicação do que se vê), explicando a relação dessa imagem com o Património Cultural. O texto deve ser enviado em formato Word, OpenOffice ou na própria mensagem do mail. Terá uma extensão máxima de 150 palavras na 1ª categoria e de 250 na 2ª categoria.
5. Cada participante só poderá enviar fotografias que sejam propriedade da sua família, sendo motivo de exclusão do concurso, a apresentação de imagens fora desse âmbito.
6. Cada centro educativo poderá participar com a quantidade de fotografias que desejar.
7. Fora do concurso poderão ainda participar, com o envio de fotografias, pessoas e entidades que não estejam inseridas no sistema educativo. O júri irá avaliar também estas imagens, podendo atribuir uma menção honrosa às que considere merecedoras.
8. Também podem participar no Concurso enviando um podcast que faça referência a uma das imagens contempladas no ponto 2. Será dado valor à descrição e à qualidade do áudio.
9. O podcast deverá ter uma duração máxima de 5 minutos, podendo conter música, entrevistas ou qualquer outro material que explique a foto que o acompanha. Deverá ser enviado num dos formatos habituais das plataformas (por exemplo, upload em Ivoox).
10. O Júri, formado por professores, fotógrafos, etnógrafos e antropólogos da Galiza e do Norte de Portugal, irá valorizar a qualidade e o interesse patrimonial das fotografias, com as memórias descritivas que as acompanham. O mesmo acontecerá com os podcast recebidos.
11. PRÉMIOS
1ª Categoria: 1º prémio: computador portátil para a família portadora da fotografia vencedora 2º prémio: um tablet de 10” 3º prémio: um tablet de 8” Podcast: um tablet e uns auriculares sem fios.
2ª Categoria: 1º prémio: computador portátil para a família portadora da fotografia vencedora 2º prémio: um tablet de 10” 3º prémio: um tablet de 8” Podcast: um tablet e uns auriculares sem fios Prémio.
Especial: um computador portátil para a escola que apresente um trabalho expressivo em que se misturem fotografias com outros meios de expressão e técnicas, ou envie o maior conjunto de fotografias que, cumprindo o regulamento, tenham grande relevância pelo seu conteúdo.
12. O júri irá valorizar as imagens pela seguinte ordem e critérios:
Que seja reflexo de uma manifestação do PCI. A fotografia deve mostrar uma tradição ou expressão do Património refletindo, a sua essência.
Que o texto que a acompanha ajude a entender o Património  que nela é retratado.
Qualidade da proposta visual da fotografia.
13. No caso do júri considerar que nenhum dos trabalhos apresentados tem a qualidade requerida, poderá não atribuir o prémio a uma das categorias.
14. Uma vez atribuídos os prémios, se o júri considerar  que existem mais trabalhos merecedores de um reconhecimento, poderá concedê-lo até ao máximo de dois.
15. A participação no concurso inclui a aceitação deste regulamento e a autorização para a divulgação e exposição dos trabalhos.
16. O prazo de apresentação dos trabalhos decorrerá até 23 de junho de 2024.
17. As fotos, textos e podcasts podem ser enviados por e-mail para certame@escolasnasondas.- indicando: nome do aluno, escola, nível de ensino e telefone de contacto do docente responsável.
18. Os resultados Concurso serão tornados públicos em setembro de 2024, nas páginas Web de PNO! e comunicados diretamente aos vencedores.
19. A decisão do júri não pode ser objeto de reclamação. Qualquer questão que não esteja contemplada neste regulamento e possa surgir ao longo do processo, será analisada pelo júri.
20. Para qualquer dúvida ou questão sobre este Concurso: ondas@pontenasondas.org ou www.pontenasondas.org