PONTE...NAS ONDAS! CONVIDA OS CENTROS EDUCATIVOS A JUNTAREM-SE AO DIA MUNDIAL DA RÁDIO NO DIA 13 DE FEVEREIRO
O modelo Ponte...nas ondas! é candidatado ao registo das boas práticas com o Património Cultural Imaterial (PCI) da UNESCO
A UNESCO pode inscrever no mês de dezembro o modelo de Ponte...nas ondas! como uma das boas práticas com o PCI. Tanto para a Galiza como para Portugal vai ser a primeira inscrição nesta categoria e, por tanto, a rádio vai ser protagonista como um meio para a salvaguarda do património imaterial.
Ponte...nas ondas! é uma experiência de rádio interescolar que há 26 anos vem transmitindo o património comum galaico-português às novas gerações. Inicialmente foi uma jornada internacional de rádio realizada por alunos de escolas galegas e portuguesas. Também tem dinamizado e divulgado este património com outras atividades como as jornadas de jogos tradicionais, os concursos de recolha de património imaterial ou as publicações impressas ou audiovisuais. A conjunção da prática radiofónica com o património imaterial é o modelo que os Estados de Portugal e Espanha consideraram que ser uma boa prática e que merece ser reconhecida pela UNESCO.
A NOVA RÁDIO
A rádio ganhou uma nova vitalidade na Internet e nas redes sociais. Novos suportes, como os podcasts, estão a modificar as formas do meio radiofónico. A radio escolar também se adapta a estes novos formatos e Ponte…nas ondas! promove a participação dos alunos através destes recursos com o património cultural galego-português como conteúdo essencial. A cobertura deste património através das rádios escolares é o modelo de Ponte...nas ondas!
A RÁDIO DO PATRIMÓNIO
A criação do portal “ESCOLAS NAS ONDAS” (www.escolasnasondas.com) é o ponto de encontro das escolas que têm rádio escolar e também das que trabalham com o património imaterial.
Ponte...nas ondas! faz um apelo às escolas para que enviem os seus trabalhos com o património imaterial, em qualquer formato audiovisual para serem exibidos no portal ESCOLAS NAS ONDAS no dia 13 de fevereiro a propósito do Dia Mundial da Rádio que a UNESCO celebra há 10 anos.
Para isso, sugerem-se:
Realização de programas de rádio de diversos formatos e géneros.
Realização de podcasts com conteúdos sobre o património imaterial
Entrevistas a pessoas portadoras de saberes do património imaterial
Interpretações de manifestações do património imaterial.
Rádio-visual ( a rádio com imagens apartir de casa, da escola, da rua…)
Os trabalhos devem ser enviados para : web@escolasnasondas.com
+ informação: www.pontenasondas.org