Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

POPular – INATEL na Rua | MOSTRA DE CULTURA POPULAR TRADICIONAL | LISBOA | 28 a 31 de Julho de 2016 | ENTRADA LIVRE

image002.png

 

 

                           LISBOA | 28 a 31 de Julho de 2016

 

A Fundação INATEL promove, em 2016, o POPular – INATEL na Rua, uma iniciativa que pretende divulgar e promover as práticas culturais tradicionais apoiadas pela instituição, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do património cultural imaterial. 

 

A iniciativa, a decorrer de 28 a 31 de Julho de 2016, terá como centro nevrálgico o Teatro da Trindade INATEL afirmando-o enquanto equipamento cultural no coração da capital, e ampliando-o no espaço público envolvente criando, simultaneamente, o envolvimento das comunidades locais e seus agentes a par da promoção e oferta de conteúdos culturais, de acesso gratuito, à cidade de Lisboa e a quem nos visita.

 

Do teatro à dança, da música à etnografia, o POPular – INATEL na Rua contará com a participação de Centros de Cultura e Desporto INATEL (CCD), veículo por excelência do trabalho associativo desempenhado por milhares de pessoas que se dedicam à valorização e divulgação da cultura tradicional portuguesa e da nossa identidade enquanto povo e nação.

 

Destacando-se como os “Dias da Cultura” da Fundação INATEL a iniciativa, criada em 2011, renasce com uma nova designação dando continuidade ao objetivo primordial mas dando uma nova dinâmica na visibilidade dos grupos participantes, na mediatização e no envolvimento essencial à sua prossecução e sucesso.

 

Lançamos, assim, um desafio público à participação nas várias iniciativas.

 

POPular – INATEL na Rua é organizada pela Fundação INATEL e conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC e ainda o apoio da ATL – Associação Turismo de Lisboa, Junta de Freguesia da Misericórdia e Empark.

 

_____________________________________________

PROGRAMA

POPular – INATEL na rua 

28 DE JULHO |QUINTA-FEIRA

21h30  PALCO DE BABEL Teatro da Trindade Sala Eça de Queiroz | M6

Estreia nacional da peça “PALCO DE BABEL”, de Luís Campião numa encenação de Laura Ferreira, pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta (Valongo), vencedor do CONTE - Concurso Nacional de Teatro 2015 organizado pela Federação Portuguesa de Teatro em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa do Lanhoso e a Fundação INATEL. _____________________________________________

29 DE JULHO | SEXTA-FEIRA 

16h às 19h00 ANIMAÇÃO EXTERIOR NO CHIADO 

19h00 às 20h30 BAILE TRADICIONAL pela Tradballs Teatro da Trindade | Sala Eça de Queiroz  _____________________________________________

30 DE JULHO | SÁBADO
16h às 19h00 ANIMAÇÃO EXTERIOR NO CHIADO 

21h30 CONCERTO VERMELHO pela Red Clay Teatro da Trindade | Sala Eça de Queiroz

O Concerto Vermelho pretende apresentar sons através do barro: o som das flautas, o percutir dos tambores, o grave dos udus, a batida dos ghatam’s, o tilintar dos chocalhos, e aos sons inovadores de um conjunto de instrumentos que serão concebidos para a apresentação deste concerto, que desejamos ser um momento de celebração do som e da terra.

A musicalidade do concerto terá como elo principal os instrumentos em que a matéria principal é o barro, numa perspetiva musical minimalista, multicultural e de fusão; inspirando-se na tradição e na modernidade, onde a música apenas é.

Todos os instrumentos são produzidos em barro e construídos e idealizados pelo João Sousa e conta com a participação do multi instrumentista Carlos Alberto Cavaco. _____________________________________________
31 DE JULHO | DOMINGO

11h00 VISITAS ENCENADAS aos bastidores do Teatro pelo Teatro de Carnide, dirigidas a famílias. Teatro da Trindade

16h às 19h00 Animação Exterior no Chiado 

19h00 às 20h30 BAILE TRADICIONAL pela Tradballs Teatro da Trindade | Sala Eça de Queiroz
_____________________________________________

ENTRADA LIVRE Atividades sujeitas à lotação do espaço

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.