Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Porto: Á descoberta do Órgão da Igreja de S. Bento da Vitória

«Um Objeto e seus Discursos por Semana»

O órgão da Igreja de S. Bento da Vitória

Porto | 26 maio | 18h30

 

Inserido no ciclo de debates «Um Objeto e seus Discursos por Semana», vai decorrer, no próximo dia 26 de maio, pelas 18h30, uma sessão dedicada à Igreja de S. Bento da Vitória, tendo como convidados Fernando Miguel Jalôto e Elisa Lessa, para além de Isabel Sereno, técnica da Direção Regional de Cultura do Norte. 

Sonoridades de flautas, violões, trombetas, címbalos, clarins, cornetas e até vozes humanas juntam-se a tantos outros sons numa orquestra guardada num único e complexo instrumento, o órgão. Magnífica no aparato barroco das caixas, varandas e torretas, em talha dourada, e na pintura polícroma dos tubos coroados por aves fantásticas, cúpulas e brasões, a capela de canto d’orgão de S. Bento da Vitória, obra do entalhador Gabriel Marques (1716-1722), foi colocada junto ao belíssimo cadeiral do coro alto da igreja, iluminada pelo amplo espelho envidraçado. O órgão foi concebido pelo mestre organeiro e monge beneditino, Frei Manuel de S. Bento, que nele trabalhou entre os anos de 1716 e 1717. Tendo sofrido alterações ao longo dos tempos, foi restaurado pela oficina de organaria Pedro Guimarães (1999-2001), uma história que nos será introduzida por Isabel Sereno, arquiteta que irá mediar a sessão, acompanhada pelo organista Fernando Miguel Jaloto e pela musicóloga e investigadora Elisa Maria Maia Silva Lessa.

O ciclo de debates Um Objeto e seus Discursos por Semana acontece todos os sábados, sempre às 18h00 horas, em torno de objetos de museus, bibliotecas, arquivos, teatros, jardins e de muitos outros locais da cidade do Porto, da nossa memória coletiva, afetiva e até imaterial. Todas as sessões contam com a presença de convidados que abordam o assunto em causa nas suas diversas vertentes. 

 

Local: Igreja de S. Bento da Vitória, Porto

Lotação: 190 lugares

Nota: Excecionalmente, esta sessão iniciar-se-á às 18h30.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.