Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Porto: Festa do Cinema Italiano, de 5 a 12 abril no Rivoli e UCI Arrábida 20 (programação completa)

49d7aad6-5f33-4003-857f-8faa0b761079.png

 

Festa do Cinema Italiano

de 5 a 12 de abril no Teatro Rivoli e no UCI Arrábida 20

Este ano, a Festa do Cinema Italia realiza-se, pela primeira vez, simultaneamente em cinco cidades: Coimbra, Lisboa, Porto, Almada e Setúbal, seguindo depois para cerca de mais 15 cidades portuguesas e quatro países: Brasil, Angola e Moçambique.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Teatro Municipal Rivoli e ASCIP. Os patrocinadores principais deste ano são a FIAT e a Garofalo, contando ainda com o patrocínio de Intimissimi, MSC Cruzeiros/Viagens El Corte Inglés, TVCine & Séries e o apoio da TNT, TAP, Campari, Cabify e a Pizzaria Mezzogiorno.

No Porto, esta edição conta com mais dias e mais filmes do que nos anos anteriores e o festival realiza-se de 5 a 13 de abril, no Teatro Rivoli (sessão de abertura) e nos Cinemas UCI Arrábida 20 (restantes sessões), com 15 filmes e os 12 episódios da 2ª temporada de Gomorra, a Série. De salientar

Dia 5 de abril, às 21h30, é exibido Sonhos Cor-de-rosa (Fai bei sogni), de Marco Bellocchio. Foi o filme de abertura, recebido com muito entusiasmo, na Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes. Baseado no best-seller homónimo de Massimo Gramellini, Fai bei sogni, magnificamente interpretado por Valerio Mastandrea, é um filme profundo sobre a superação do luto e sobre a nossa, por vezes inconfessável, necessidade de amor. Um drama elegante e contido que sabe deixar ao espectador uma pergunta aberta à espera de resposta. Este filme tem ainda a particularidade de ser exibido à mesma hora no Porto, Lisboa e Coimbra.

Nesta edição é comemorada também a Commedia all’italiana, e um dos seus fundadores - Dino Risi - em ocasião do centenário do seu nascimento, sendo exibido o filme Il sorpasso (A Ultrapassagem), que dá nome à associação que organiza o festival.

Outros dos clássicos é a obra prima Suspiria, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K e Lo chiamavano Trinità... (Tinità, o Cowboy Insolente) uma famosa paródia dos Spaghetti Western apresentada em homenagem a Bud Spencer.

No sábado, dia 8 de abril, será um exibido um dos grandes sucessos de 2016, em Itália, Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte) que nos conta a história de um grupo de amigos que, durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa para provar que nada têm a esconder. Um filme sobre as nossas grandes e pequenas hipocrisias e sobre o objecto que cada vez mais comanda as nossas vidas.

Destaque ainda para a estreia da 2ª Temporada, na íntegra, do grande sucesso Gomorra, a Série, composta por 12 episódios.

O documentário Firenze e gli Uffizi, de Luca Viotto, uma verdadeira visita guiada num dos museus mais famosos do mundo. A melhor ocasião para conhecer no Porto as obras de Michelangelo, Raffaello e Leonardo da Vinci.

O filme de encerramento é uma divertida comédia, Se Dio vuole (Se Deus Quiser), de Edoardo Falcone, sobre o filho de um respeitado cirurgião que decide ser padre quando conhece um padre pouco convencional.

Os bilhetes custam 4€ (bilhete normal) e 3€ com desconto (jovens e reformados).

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).
 

Programação completa
(todos os filmes são legendados em Português)

5 abril, 21h30 – Teatro Rivoli
Fai bei sogni (Sonhos Cor-de-rosa)
Realizador: Marco Bellocchio
Ano: 2017
País: Itália
Duração: 134'

A infância de Massimo (Valerio Mastandrea) é abalada pela misteriosa morte de sua mãe. Anos mais tarde, na década de 1990, Massimo, já adulto, torna-se um jornalista realizado. Após fazer a cobertura da guerra em Saravejo, começa a ter ataques de pânico, ao mesmo tempo em que se prepara para vender o apartamento dos pais, que o leva a reviver o seu passado traumático.


 

6 abril, 19h00 – UCI Arrábida 20
Piuma
Realizador: Roan Johnson
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 98'
Ferro e Cate são dois adolescentes, iguais a tantos outros, que se vêem subitamente a braços com uma gravidez inesperada que irá mudar para sempre a
sua visão do mundo. Uma comédia que conta as aventuras de um jovem casal durante os nove meses mais emocionantes e complicados das suas vidas. Oscilando entre a aceitação da responsabilidade e a insensatez própria da idade, Ferro e Cate fazem o que podem para não perder a pureza e poesia que os torna tão especiais e leves como uma pluma. Filme em competição no passado Festival de Veneza.

 

6 abril, 21h30 – UCI Arrábida 20
Le confessioni (Políticos não se Confessam)
Realizador: Roberto Andò
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 103’

A reunião dos G8 decorre num luxuoso hotel da costa alemã onde os economistas mais poderosos do mundo se juntaram para tomar importantes decisões que irão influenciar profundamente a economia mundial. Entre eles está um misterioso monge Italiano convidado pelo líder do FMI, Daniel Roché, para o ouvir em confissão durante a noite. Na manhã seguinte, Roché aparece morto. Depois do sucesso de Viva a Liberdade, Roberto Andò e Toni Servillo voltam a trabalhar juntos neste fascinante “thriller espiritual” sobre o poder político e a sua trágica falta de humanidade.

 

7 abril, 19h00 – UCI Arrábida 20
Firenze e gli Uffizi, un viaggio nel cuore del Rinascimento (Florence and the Uffizi)
Realizador: Luca Viotto
Ano: 2015
País: Itália
Duração: 93'

Firenze e gli Uffizi é uma viagem multidimensional e multissensorial no Renascimento através das suas belezas mais representativas. O primeiro passeio cinematográfico que conduz o espetador à descoberta das maravilhas de Florença de uma maneira inédita, abrangente e espetacular: Botticelli, Leonardo, Masaccio e Michelangelo todos na mesma tela. Os espetadores são envolvidos numa experiência única com sequências surpreendentes e imagens impressionantes da cidade. A narração é da responsabilidade de Simon Merrells que, no papel de Lourenço, o Magnífico, acompanha-nos através das memórias da sua Florença num incessante diálogo entre o passado e o presente.


 

7 abril – 21h30 – UCI Arrábida 20
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’

Susan é uma jovem americana que viaja para a Europa para estudar numa prestigiada escola de Ballet. A sua chegada é manchada por um acontecimento macabro que irá marcar o tom do resto da sua estadia. O medo e o desconforto serão uma constante até descobrir que a escola é na verdade um covil de bruxas.

A obra prima do mestre do cinema de terror italiano volta ao grande ecrã numa cópia restaurada que acresce ainda mais à incrível força visual e estética deste filme. De todo o cânone do Giallo, Suspiria é, possivelmente, a sua expressão mais extravagante, opressiva e exagerada, transcendendo as convenções deste género e convertendo-se num monstruoso híbrido cinematográfico. Um ataque directo ao espectador pela pura força da imagem, plena de cores intensas e ácidas, música demoníaca e assustadora violência barroca. Tudo neste filme é de primeira classe, da atuação de Jessica Harper à cenografia de Giuseppe Bassan, sem esquecer a magnífica fotografia de Luciano Tovoli e as arrepiantes músicas de Goblin.


 

7 abril – 23h45 – UCI Arrábida 20
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’


 

8 abril, 14h15
Allegro non troppo
Realizador: Bruno Bozzetto
Ano: 1976
Duração: 82'

Um desenhador que quer fazer um filme baseando-se em música clássica, acaba num teatro decadente a trabalhar com um diretor de orquestra e um grupo de velhotas que só lhe criam problemas. Bozzetto cria personagens em desenhos animados, inspirando-se em peças musicais, misturando-as com uma história filmada na realidade que funciona como o fio-condutor.

 

8 abril, 16h30
Lo chiamavano Trinità... (Trintità. Cowboy Insolente)

Realizador: E.B. Clucher (Enzo Barboni)
Ano: 1970
Duração: 117'

A sentida homenagem da Festa do Cinema Italiano a uma das personagens mais amadas do público internacional: Bud Spencer. Lo Chiamavano Trinità..., o filme que criou o mito deste par de amigos das bofetadas fáceis, é apresentado no festival numa cópia em 35mm. Um mergulho de volta aos anos 70, quando o cinema popular italiano chegava aos quatro cantos do mundo, numa divertida paródia aos Spaghetti Western.

 

Dia 8 abril, 19h
Gomorra, a Série 2ª Temporada (Ep. 1 e 2)

Realizadores: Stefano Sollima, Francesca Comencini, Claudio Cupellini, Claudio Giovannesi
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 100'

Depois do sucesso da série Gomorra em Portugal - exibida na íntegra durante a 8ª edição da Festa do Cinema Italiano - a mais bem sucedida produção televisiva italiana dos últimos anos volta agora em antestreia ao grande ecrã com 12 novos episódios.
A era dourada do clã Savastano, que outrora reinava em Nápoles sem rivais, parece ter chegado ao fim. Naquele que é o maior vácuo na história da Camorra, muitos se querem apoderar do que no passado era domínio de Don Pietro. Não há paz nem perdão em Scampia. Gomorra regressa com uma temporada ainda mais cheia de adrenalina e violência.


 

8 abril, 21h30
Perfetti sconosciuti (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte)

Realizador: Paolo Genovese
Ano: 2016
País: Itália
Duração 97’

Todos temos três vidas: a pública, a privada e a secreta. Até aqui, a vida secreta estava bem escondida na nossa mente, hoje em dia esconde-se nos nossos cartões SIM. O que aconteceria se estes pequenos cartões começassem a falar? É o que estes amigos vão descobrir quando, durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa para provar que nada têm a esconder. Um filme sobre as nossas grandes e pequenas hipocrisias e sobre o objecto que cada vez mais comanda as nossas vidas. Um inspirado elenco num dos grandes sucessos do ano passado em Itália.


 

8 abril – 23h45 – UCI Arrábida 20
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’


 

9 abril – 14h15
Il sorpasso (A Ultrapassagem)
Realizador: Dino Risi
Ano: 1962
País: Itália/França
Duração: 105'


 

Dia 9 abril, 16h30
Gomorra, a Série 2ª Temporada (Ep. 3 e 4)
Realizadores: Stefano Sollima, Francesca Comencini, Claudio Cupellini, Claudio Giovannesi
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 100'


 

Dia 9 abril, 19h
Qualcosa de nuovo
Realizadora: Cristina Comencini
Ano: 2016
Duração: 93'

Lucia e Maria são duas amigas que se conhecem desde sempre mas que não poderiam ser mais diferentes uma da outra. Lucia já não quer saber dos homens, Maria não consegue viver sem eles. Uma noite cai (finalmente!) na sua cama o homem perfeito: lindo, sensível, cheio de paixão, maduro. Se calhar aquele homem, encontrado por acaso, é mesmo “Aquele” por que todas as mulheres procuram, e assim sendo, que importa realmente a sua idade?
Depois de Latin Lover, Cristina Comencini volta a explorar com inteligência e simpatia o mundo feminino.

 

Dia 9 abril, 21h30
Veloce como il vento
Realizador: Matteo Rovere
Ano: 2016
Duração: 119'

Giulia de Martino vem de uma família de campeões de corridas de automóveis. Aos 17 anos, torna-se piloto também. As corridas não serão, no entanto, o seu único desafio: uma casa para salvar e o regresso de um irmão problemático põem à prova os nervos e as habilidades de Giulia.
O cinema italiano volta a desa ar o género sem recorrer a modelos estrangeiros e servindo-se das suas próprias tradições e especi cidade territorial. O resultado é um lme cheio de adrenalina, sujo e empolgante que não desilude nem os amantes dos motores nem do cinema de qualidade.
 

Dia 9 abril, 23h45
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’
 

Dia 10 abril, 16h30
Gomorra, a Série 2ª Temporada (Ep. 5 e 6)

Realizadores: Stefano Sollima, Francesca Comencini, Claudio Cupellini, Claudio Giovannesi
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 100'
 

Dia 10 abril, 19h
Firenze e gli Uffizi, un viaggio nel cuore del Rinascimento (Florence and the Uffizi)
Realizador: Luca Viotto
Ano: 2015
Duração: 93'

Firenze e gli Uffizi é uma viagem multidimensional e multissensorial no Renascimento através das suas belezas mais representativas. O primeiro passeio cinematográfico que conduz o espectador à descoberta das maravilhas de Florença de uma maneira inédita, abrangente e espetacular: Botticelli, Leonardo, Masaccio e Michelangelo todos na mesma tela. Os espetacdores são envolvidos numa experiência única com sequências surpreendentes e imagens impressionantes da cidade. A narração é da responsabilidade de Simon Merrells que, no papel de Lourenço, o Magnífico, acompanha-nos através das memórias da sua Florença num incessante diálogo entre o passado e o presente.


Dia 10 abril, 21h30
Un bacio (Um Beijo)
Realizador: Ivan Cotroneo
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 102’

Lorenzo, Blu e António vivem numa pequena cidade do norte da Itália e são finalistas do liceu. Por razões distintas, todos são outsiders. Rapidamente se tornam melhores amigos e encontram nessa amizade a força para enfrentar os insultos e hipocrisias de um mundo que não os sabe entender. Un bacio é um filme energético e musical sobre as difíceis etapas da adolescência e da aceitação da própria sexualidade. Um conto à altura dos próprios protagonistas, capaz de criar sem moralismos três personagens únicas, vivas e inesquecíveis.

Dia 10 abril, 23h45
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’
 

Dia 11 abril, 16h30
Gomorra, a Série 2ª Temporada (Ep. 7, 8 e 9)
Realizadores: Stefano Sollima, Francesca Comencini, Claudio Cupellini, Claudio Giovannesi
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 150'
 

Dia 11 abril, 19h
Veloce como il vento
Realizador: Matteo Rovere
Ano: 2016
Duração: 119'
 

Dia 11 abril, 21h30
7 minuti
Realizador: Michele Placido
Ano: 2016
Duração: 90'

Uma empresa têxtil é comprada por uma multinacional estrangeira. A nova dona parece bem intencionada e não prevê despedimentos. Em vez disso, pede às empregadas para assinarem uma cláusula especial que prevê uma redução de 7 minutos na hora de almoço. Quanto vale o tempo? O que estamos dispostos a fazer para manter o emprego? A solidariedade ainda faz sentido? Estas são as perguntas às quais as protagonistas deste intenso drama social vão ter de responder. Um filme realizado por Michele Placido, conhecido em Portugal pela série televisiva O Polvo.


Dia 11 abril, 23h45
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’

 

Dia 12 abril, 16h30
Gomorra, a Série 2ª Temporada (Ep. 10, 11 e 12)
Realizadores: Stefano Sollima, Francesca Comencini, Claudio Cupellini, Claudio Giovannesi
Ano: 2016
País: Itália
Duração: 150'


Dia 12 abril, 19h
Qualcosa de nuovo
Realizadora: Cristina Comencini
Ano: 2016
Duração: 93'
 

Dia 12 abril, 21h30
Se Dio vuole (Se Deus Quiser)
Realizador: Edoardo Falcone
Ano: 2016
Duração: 90'


Tommaso é um respeitado cirurgião que entra em crise quando o seu filho, estudante de medicina, anuncia que quer ser padre. A figura que inspira essa súbita vocação é o carismático Don Pietro. Tommaso não tem outra hipótese que não aproximar-se dele na esperança de descobrir os segredos mais íntimos deste padre pouco convencional.
Uma comédia cheia de surpresas que fala de religião, da necessidade de voltarmos a ter uma relação direta e humana com a nossa fé e dos preconceitos que às vezes nos impedem de descobrir a verdade.
 

Dia 12 abril, 23h45
Suspiria
Realizador: Dario Argento
Ano: 1977
País: Itália
Duração 98’

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.