Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Porto recebe exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

banner.jfif

Porto recebe exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil para celebrar a história partilhada entre Portugal e o país lusófono
 
-  Exposição é promovida pelo MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto com o apoio da corretora ActivTrades e acontece no dia 18 de maio
- Iniciativa inclui obras em formato de NFT do brasileiro Luciano Martins para dar a conhecer e recordar os factos e as figuras que unem as duas nações irmãs
No âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, promovidas pela Santa Casa da Misericórdia do Porto até ao início de 2023, o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, recebe no dia 18 de maio a exposição “200 Anos da Independência do Brasil”, com o apoio da corretora financeira ActivTrades. Organizada pela Arco Real Consulting, especializada em divulgação e curadoria de arte Internacional, a exposição é composta por obras de pintura, escultura e fotografias, a mostra leva à Invicta uma abordagem expositiva que evoca as memórias da relação da Santa Casa da Misericórdia do Porto com o Brasil ao longo dos séculos.
 
Esta relação entre as duas nações irmãs é explorada através de vários rostos, muito pela querida personagem de D. Pedro IV, D. Pedro I do Brasil, provedor desta Santa Casa durante a Guerra do Cerco, bem como pelos bons homens e mulheres que desenvolveram a Misericórdia do Porto entre os séculos XIX e XX. Além do espólio da Misericórdia do Porto, a exposição apresentará o trabalho de Luciano Martins, artista plástico brasileiro que se tornou muito conhecido pela pintura com traços infantis e lúdicos. Obras tradicionais e em formato de NFT irão expor a sua perspetiva e paralelismo com a arte contemporânea e levarão os visitantes num encontro entre um passado cultural mais tradicional e um futuro artístico mais tecnológico.
 
De acordo com António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, “evocar estas e outras memórias foi o mote para a Misericórdia do Porto associar-se às comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, que terão início a partir do dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, com uma exposição retrospetiva da relação histórica e cultural entre Portugal e o Brasil, e entre esta nação e a Misericórdia do Porto.”
 
Será possível adquirir bilhetes para a exposição na bilheteira do MMIPO, todos os dias das 10h00 às 18h30 (horário de verão) entre 1 de abril e 30 de setembro, e das 10h00 às 17h30 (horário de inverno) entre 1 de outubro a 31 de março.
 
As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022) contarão ainda com inúmeras exposições, workshops e concertos, que vêm relembrar os vários momentos de encontro entre Portugal e o Brasil.