Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Prémio Internacional de Piano vai distinguir jovem talento do V Coimbra World Piano Meeting

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, acolhe dia 7 de fevereiro, às 21h00, a final do Prémio Internacional de Piano

primage_40843.png.jpg

O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, acolhe no próximo dia 7 de fevereiro, pelas 21h00, a final do Prémio Internacional de Piano (Figueira da Foz International Prize), integrado no V Coimbra World Piano Meeting, que visa eleger o melhor jovem talento. Este concerto tem a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro Rui Pinheiro. A entrada é gratuita.

 

V Coimbra World Piano Meeting, (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra) evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" (A2DV), está a decorrer em Coimbra. A 5.ª edição acolhe o maior número de participantes de sempre: mais de 100 inscritos - jovens pianistas com idades entre os 8 e os 40 anos -, provenientes de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte. 

 

Ministério da Cultura reconhece prestígio nacional e internacional 

"Em virtude do prestígio nacional e internacional desde evento, impõe-se transmitir as mais elevadas felicitações à Academia Aquiles Delle Vigne por esta iniciativa sublinhando o elevado número de jovens participantes oriundos de mais de 20 países, bem como o alargamento do território onde o mesmo se irá realizar, num esforço claro de alargamento e envolvimento de novos públicos."  refere fonte do Gabinete da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. 

 

"Evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida" 

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV: “A V edição do evento está a criar grandes expectativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Contamos com mais de 100 participantes, com mais de 20 países representados, que durante estão a agitar a cidade de Coimbra, assim como os municípios parceiros da Figueira da Foz e Sardoal. É emocionante ver um evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida (que uma mão chegaria para contar) e que pouco mais tinha que o sonho, a atingir hoje a maioridade. Sentimo-nos abraçados pela cidade, por significativos parceiros institucionais, por distintas marcas nacionais e por um grupo impressionante de amigos que nos ajudam a construir. Do ponto de vista artístico, esperamos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos.

 

A decorrer desde o dia 2 de fevereiro, o evento divide-se em três atividades: masterclasses, concertos e competição de piano.  Os jovens pianistas de todo o mundo têm a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados professores nacionais e internacionais e partilhar as suas experiências com estudantes de diversos países. Têm ainda a oportunidade de tocar em palco e em público. No dia 7 de fevereiro, será eleito o melhor dos melhores jovens talentos com o Prémio Internacional de Piano. “Temos que encontrar elementos comuns a sensibilidades distintas para eleger o melhor”, salienta Aquiles Delle Vigne, fundador e diretor da Academia A2DV, júri e presidente do Coimbra World Piano Meeting. 

De referir que, o professor Aquiles Delle Vigne é um pianista com uma carreira notável, reconhecida mundialmente, sendo considerado um dos melhores professores de piano do mundo.

 

Academia A2DV – referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a “verdade da música” e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência Compromisso, Rigor e Reconhecimento fazem parte do ADN da Academia "Aquiles Delle Vigne".

 

Sobre a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne: Localizada no distrito de Coimbra, Portugal, a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne nasceu de uma parceria entre a ‘Associação António Fragoso’ e a ‘Musici Artis’, de Bruxelas. Assume-se como uma das grandes escolas da Europa, graças ao incrível talento internacional dos seus alunos provenientes da Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Irão, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Palestina, Polónia, Roménia, Rússia, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia e Venezuela, muitos deles premiados em importantes concursos internacionais, aos quais se unem notáveis talentos de Portugal. A Academia tenta apoiar e gerir o percurso dos seus melhores alunos através da organização de concertos, a solo e com orquestra, da produção discográfica e edição literária, através do selo A2DV Generation. Organiza ainda eventos internacionais, como o Coimbra World Piano Meeting e o Encontro Internacional de Piano de Sardoal, convidando os melhores professores do mundo a reunirem-se em Portugal.

Biografias | Direção da Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”:

Aquiles Delle Vigne  

Manuel Araújo