Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Prémio Liberdade de Expressão 2014 para Samuel Pimenta

 

A Associação de Escritores de Angra dos Reis (Brasil) atribuiu o Prémio Liberdade de Expressão 2014 ao escritor Samuel Pimenta, por considerar que o seu trabalho literário (poesia, contos e crónicas) contribui para a criação e difusão da expressão cultural no Brasil.

 

A entrega do prémio será dia 4 de Outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa, a partir das 18h, integrada na Gala do Prémio Excelência Literarte – CEMD 2014, organizada pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas e pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.

 

Samuel Pimenta é originário de Alcanhões, Santarém, e tem-se destacado em Portugal pelo seu activismo cultural e pela valorização da lusofonia, através da organização de tertúlias literárias um pouco por todo o país. Em 2013, publicou o livro “O relógio”, um dos vencedores do Prémio Jovens Criadores 2012, que critica e denuncia os vícios da actual conjuntura social e económica e, em Junho de 2014, publicou o livro “Geo Metria”. É cronista do site Rede Regional há 2 anos, onde escreve mensalmente, e tem visto alguns dos seus contos, poemas e crónicas publicados em antologias, colectâneas e revistas em Portugal, Angola, Brasil e Moçambique. O seu conto mais recente, “O poeta”, pode ler-se na colectânea “Abril depois de Abril”, da editora Livros de Ontem.