Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Prémio Novos Artistas Fundação EDP abre candidaturas

 

 

A 12ª edição de um dos mais importantes prémios para a arte contemporânea portuguesa abre fase de candidaturas entre 1 e 26 de fevereiro.

 

A Fundação EDP lança a 12.ª edição do Prémio Novos Artistas, uma iniciativa bienal que visa revelar e apoiar o talento nacional emergente no domínio das artes plásticas e visuais. Podem candidatar-se portugueses residentes ou não em território nacional, sem limite de idade. As candidaturas irão decorrer entre 1 e 26 de fevereiro e deverão ser apresentadas no site da Fundação EDP.

O comissariado de seleção é constituído por Ana Anacleto, da Fundação EDP, Filipa Oliveira e João Silvério, a quem caberá a escolha dos 6 a 9 finalistas que serão anunciados em abril. Os finalistas terão a oportunidade de participar numa exposição coletiva no MAAT, a decorrer entre junho e setembro de 2017.

No decorrer da exposição, um júri internacional selecionará o vencedor desta 12.ª edição do Prémio. Ao artista vencedor, será atribuído um prémio de 20 mil euros que se destina a apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação, bem como a sua internacionalização.

Miguel Coutinho, administrador e diretor-geral da Fundação EDP admite que “é sempre com muita expectativa que lançamos este prémio, não só pelo recorrente crescimento de candidatos de edição para edição, como pela riqueza de pensamento, abordagem e capacidade artística com que nos deparamos. Essa garantia permite-nos manter a aposta de dar palco ao talento português emergente em matéria de arte contemporânea”.

As exposições do Prémio Novos Artistas Fundação EDP já permitiram apresentar vários artistas, muitos deles reconhecidos atualmente como valores seguros da arte contemporânea portuguesa. Em 11 edições foram distinguidos Joana VasconcelosLeonor AntunesVasco AraújoCarlos BungaJoão Maria Gusmão e Pedro PaivaJoão LeonardoAndré RomãoGabriel AbrantesPriscila FernandesAna Santos e Mariana Silva.

 

Sobre os comissários da 12ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP______________

Ana Anacleto

Ana Anacleto é Curadora e Coordenadora curatorial no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / Fundação EDP (Lisboa). Desde 2003 tem desenvolvido a sua carreira como curadora independente, tendo colaborado, entre outras instituições, com o Museu de Serralves, o Centro de Arte Moderna / FCG, o CAV, a AppletonSquare, a Galeria Quadrum/ EGEAC, o CAPC ou o MACE. Ao longo deste período tem realizado conferências, conversas e visitas guiadas temáticas em colaboração com várias instituições, tendo colaborado também com diversas publicações na elaboração de ensaios, artigos de investigação ou textos de opinião. Entre 2001 e 2003 desempenhou funções como técnica especializada em arte contemporânea, no Instituto de Arte Contemporânea (MC) e, entre 2003 e 2015, foi assistente de Julião Sarmento.

Filipa Oliveira

Filipa Oliveira é diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida (Évora), desde 2015. No passado, trabalhou como curadora independente entre 2002-2015, comissariando várias exposições em instituições como Centro Cultural de Belém (Lisboa), Kettle’s Yard (Inglaterra), John Hansards Gallery (Inglaterra), Tate Modern (Inglaterra), Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna (Lisboa), Fondation Calouste Gulbenkian (França), Crac Alsace (França), Kunstverein Springhornhof (Alemanha), Mead Gallery (Inglaterra), Frieze Projects (Inglaterra), entre outras. Em 2010 foi curadora assistente na 28ª Bienal de São Paulo e, em 2012, foi curadora convidada do projeto Satellite, no Jeu de Paume.

João Silvério

João Silvério é Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Curador da coleção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Em Outubro de 2007, criou o projeto independente EMPTY CUBE em que tem apresentado projectos de artistas, designers e arquitectos. Escreve regularmente sobre projetos artísticos em catálogos, publicações e websites entre os quais no emptycube.org.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.