Prémios Ariel 2017 - Academia Portuguesa de Cinema escolhe "Gelo" para representar Portugal no México
A Direção da Academia Portuguesa de Cinema escolheu o filme “Gelo” de Luís & Gonçalo Galvão Teles, para representar Portugal na edição de 2017 dos Prémios Ariel, como candidato a Melhor Filme Ibero-americano da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do México.
Esta nomeação surge imediatamente após o filme ter ganho os Grandes Prémios para Melhor Filme e Melhor Atriz no Fantastic Planet Film Festival em Sidney.
“Gelo” é um duplo romance de ficção científica onde as vidas de duas mulheres se cruzam nas histórias uma da outra. Numa produção da Fado Filmes o filme conta nos principais papéis, com Ivana Baquero (Catarina/Joana), Afonso Pimentel (Miguel), Albano Jerónimo (Samuel), Ruth Gabriel (Ruth), Ivo Canelas (Filipe), entre outros.
Os vencedores da 58ª edição dos prémios Ariel serão anunciados no dia 6 de abril de 2017.
Os prémios Ariel são celebrados desde 1947 com o objetivo de distinguir o melhor do cinema ibero-americano.
Sobre “Gelo”:
Desenvolve-se numa narrativa envolvente e inesperada, na qual as vidas de duas mulheres se cruzam nas histórias uma da outra. Concebida a partir do ADN de um cadáver congelado com mais de 20.000 anos, Catarina cresce encerrada num palácio isolado, sob a tutela de Samuel, um investigador da VIDA FUTURA que a usa como cobaia num projeto sobre a imortalidade humana.
Uma jovem estudante de cinema, Joana, apaixona-se por Miguel, um colega mais velho obcecado pelo Gelo, paixão que acaba súbita e tragicamente durante uma viagem iniciática de ambos ao cume de uma montanha nevada.