Presépios de Lapinha em exposição no Parque Atlântico l de 9 a 31 de janeiro
Os Presépios que irão estar em exposição foram realizados pelos formandos das freguesias de Santo António, São Vicente Ferreira e Ajuda da Bretanha, através de um conjunto de atividades dinamizadas no âmbito da promoção do Artesanato na ilha e que foram desenvolvidas pela Escola de Artesanato da Associação Norte Crescente.
Os Presépios de Lapinha, produzidos com conchas, musgos e flores secas, são uma forma de Arte tradicional da ilha de São Miguel cuja origem remonta ao século XVI, por influência da fixação da Ordem dos Franciscanos na ilha. Mas é só no século XVII que aparecem as primeiras "Lapinhas", confecionadas pelas freiras nos conventos e decoradas com minúsculas conchas, flores artificiais de seda, penas, escamas de peixe, cera, papel, algodão e de onde sobressaem pequenas figuras de barro representando a Sagrada Família.
No século XIX, os presépios passaram para o domínio da Arte popular e, em S. Miguel, as "Lapinhas" continuaram a produzir-se a título particular, coexistindo com os característicos "Altares do Menino Jesus". Estas "Lapinhas" permaneciam em exposição durante todo o ano e eram colocadas em cima da cómoda do quarto.