Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

primeira exposição individual de Jon Gorospe em Lisboa. "The Spot" na Galeria NAVE, 12 de maio a partir das 18 horas.

A Galeria NAVE apresenta a primeira exposição individual de Jon Gorospe, em Lisboa. O artista basco apresenta no dia 12 de maio a série "The Spot", um conjunto de trabalhos de fotografia, instalação e video arte produzidos em Oslo, cidade onde vive e trabalha desde 2016.
Jon Gorospe, desde 2013 tem vindo a ser galardoado com os mais prestigiados prémios internacionais de fotografia, e em julho irá participar de uma colectiva no Museu Guggenheim de Bilbao, por motivo dos 25 anos da instituição, com os trabalhos produzidos em 2019 durante a sua residência artística no Guggenheim de Nova Iorque.

descarregar (4).jpg

A exposição "The Spot", que Jon Gorospe apresenta na Galeria NAVE na sua primeira apresentação individual em Portugal, com inauguração em 12 de Maio e encerramento em 25 de Junho, é espoletada pelas teorias pós-fotográficas, surgindo como um lugar de reflexão sobre os efeitos da imagem publicitária e a sua penetração no espaço público.

O artista apresenta um conjunto de obras originais em instalação, vídeo e fotografia, em dimensões variadas. Criadas a partir de imagens existentes e colhidas em écrans LED, empregando o componente elementar de cor e luz destes dispositivos, Jon Gorospe cria composições rítmicas recorrendo às mesmas ferramentas de sedução visual da publicidade. Com este gesto, que sugere um certo carácter subversivo, o artista procura induzir uma disposição contemplativa e meditativa sobre o fosso emocional escavado pela imagem publicitária entre realidade e ficção. 


Ricardo Escarduça
Abril, 2022

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.