Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Primeiro filme publicitário na Cinemateca - "Chá nas Nuvens" de Raul Caldevilha

image003.jpg

 

 

“Chá nas Nuvens” de Raul Caldevilha

Primeiro filme publicitário na Cinemateca

O Museu da Publicidade, com o apoio da Academia Portuguesa de Cinema e da Cinemateca Portuguesa, vão exibir o primeiro filme publicitário português, “Chá nas Nuvens”, no dia 25 de novembro às 21 horas, no auditório da Cinemateca, em Lisboa.

“Chá nas Nuvens” foi realizado em 1917, na cidade do Porto, por Raul Caldevilha, onde juntou cerca de 150 mil pessoas em volta da Torre dos Clérigos. Tratou-se de uma operação promocional nunca antes experimentada, para a nova marca de bolachas “Petit Beurre Invicta”. Dois acrobatas galegos escalaram a mais emblemática torre do Porto sem qualquer apoio ou proteção. Já no cimo do edifício tomaram uma chávena de chá acompanhada das famosas bolachas “Petit Beurre Invicta” ao mesmo tempo que lançavam panfletos para a multidão. Foi um momento único na cidade do Porto e também um marco histórico na publicidade em Portugal.

Antes da exibição do primeiro filme publicitário, irá também decorrer na Cinemateca uma apresentação das professoras Helena Barbosa e Teresa Lobo sobre a vida e obra do realizador Raul Caldevilha, que terá sido possivelmente o fundador da primeira agência de publicidade portuguesa. O evento terminará com a exibição de conhecidos spots de televisão que contam com a participação de atores e atrizes que marcaram a agenda publicitária em Portugal, entre as décadas de 1930 e 1970.

A entrada é gratuita.

Agenda

  • Exibição do primeiro filme publicitário português “ Chá nas Nuvens”
  • Dia 25 de novembro, 21 horas
  • Auditório da Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro nº 39, Lisboa
  • Programa

21h00 – Palestra sobre a vida e obra de Raul Caldevilha

21h30 – Exibição do spot publicitário “ Chá nas Nuvens”

22h00 – Exibição de spots publicitários que marcaram as décadas de 1930 a 1970

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.