Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

PRODUÇÃO NACIONAL - Em dezembro na RTP2

image014.png

 

Em dezembro na RTP2 PRODUÇÃO NACIONAL

Em dezembro a RTP2 mostra um país com uma história e uma cultura imensa. São estreias em português de documentários, animações, curtas e longas metragens.

Na próxima semana, a produção nacional vai estar todas as noites na RTP2. Conheça as nossas propostas:

 

Dia 8 de DEZEMBRO às 22h30 A MORTE DE CARLOS GARDEL

image004.jpg

 

Nuno é um jovem toxicodependente em coma, a morrer num hospital. Durante os dois dias em que se encontra entre a vida e a morte, cada um dos familiares evoca junto a ele uma teia de recordações do passado, através das quais percebemos o presente de Nuno. Álvaro e Cláudia, os pais divorciados e as suas novas relações disfuncionais, Graça, a tia médica que nunca terá filhos porque vive com Cristiana, todos eles se sentem culpados pelo estado de Nuno, pelos desalentos da vida, mas também pelos sonhos que criaram. O pai, Álvaro, apaixonado por tango, recusa-se a aceitar a morte de Nuno, deixando-se levar numa espiral de delírio e confundindo um imitador com o seu cantor de tango argentino favorito, já desaparecido: Carlos Gardel.

 

Com: Rui Morisson, Teresa Gafeira, Célia Williams, Elmano Sanco, Ruy de Carvalho

Produção: Luís Galvão Teles, João Fonseca

Realização: Solveig Nordlund

Portugal, 2011

 

Dia 9 de dezembro às 22h30 VIAGEM A PORTUGAL

image008.jpg

 

Viagem a Portugal é um filme político sobre os procedimentos de controlo de estrangeiros nos aeroportos europeus e sobre o tratamento desumano, que é aceite como prática comum nos dias de hoje. Maria, uma médica ucraniana, aterra no aeroporto de Faro, em Portugal, com um visto de turismo. Entre todos os passageiros do seu avião, Maria é a única a ser detida e interrogada pela polícia de estrangeiros e fronteiras. A situação transforma-se num pesadelo quando a polícia percebe que o homem que espera Maria no aeroporto é senegalês. Imigração ilegal? Tráfico humano? Tudo é possível. Viagem a Portugal é um filme inspirado numa história real.

Com: Maria de Medeiros, Isabel Ruth, Makena Diop, Rebeca Close, João Pedro Bénard, Pedro Pacheco, José Wallenstein, Mykola Chaban, Miguel Mendes, António Pires, Nuno César, Jorge Barros, Miguel Figueira, Nuno Milagre, Gracinha, José Sabala, João Carrujo

Produção: Sérgio Tréfaut

Realização: Sérgio Tréfaut

Portugal, 2011

 
 

 

Dia 10 de dezembro às 22h30 O QUE HÁ DE NOVO NO AMOR

image011.jpg

 

Seis histórias de amor - cada uma realizada por um realizador diferente - de seis amigos que têm uma banda e todas as noites se encontram numa cave para fazer música.

O João faz canções, a Rita escreve letras e toca baixo, o Marco toca guitarra, o Edu toca bateria, o Samuel toca órgão e a Inês é a vocalista. Mas se à noite na garagem é possível ensaiar cada canção as vezes sem fim, durante o dia, na vida, não há ensaios. Cada tentativa deixa marcas.

 

Com: Ângelo Rodrigues, David Cabecinha, Joana Metrass, Joana Santos, João Cajuda, Nuno Casanovas, Sónia Balacó

Autoria: Octávio Rosado

Realização: Mónica Santana Baptista, Hugo Martins, Rui Alexandre Santos, Tiago Silva Nunes, Hugo Alves, Patrícia Raposo

Portugal, 2011

 

Dia11 de dezembro às 22h45 EM SEGUNDA MÃO

image024.png

 

Jorge é um solitário escritor de romances de cordel. À noite olha através das janelas iluminadas as pessoas nas suas casas e pensa que elas, sim, são felizes. Um dia o acaso, pensa ele, leva-o até à casa onde vive Laura com o seu filho André, e através das grandes janelas Jorge descobre a montra de uma vida perfeita. Mas as vidas perfeitas só o são quando vistas de fora. De perto nada é o que parece: o anterior marido de Laura desapareceu misteriosamente e estranhos telefonemas perturbam a imperturbável Laura. Jorge não se assusta, quer protegê-la. Inventa um homem feito à medida de Laura, um homem para ela amar e consegue entrar naquele mundo maravilhoso que julga conhecer.

 

Com: Pedro Hestnes, Rita Durão, Luís Miguel Cintra

Produção: Fernando Vendrell

Realização: Catarina Ruivo

Portugal, 2012

 
 

 

Dia 12 de dezembro às 22h00 A PAISAGEM DE ARTUR PASTOR

sem nome.png

 

Praticamente desconhecido do grande público, Artur Pastor foi um dos mais importantes fotógrafos portugueses dos anos 50 e 60.

Percorreu o país inteiro e deixou-nos uma vastíssima e relevante obra fotográfica que é um retrato notável de um Portugal desaparecido. Ancorado no poder da arte fotográfica e viajando entre o passado e o presente, o documentário questiona o fluir do tempo na paisagem portuguesa.

 

 

Produção: Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca

Realização: Fernando Carrilho

Portugal, 2014

 

Dia 12 de dezembro às 23h00 A BATALHA DE TABATÔ

image030.png

 

A história passa-se na Guiné-Bissau, na aldeia de Tabatô, onde todos os habitantes são músicos. Um ex-combatente da guerra colonial regressa ao país para assistir ao casamento da filha, professora de História, com um dos músicos da aldeia. Mas os traumas provocados pela guerra não o deixam tranquilo.

Os músicos da aldeia reúnem-se então para iniciar uma batalha: a música de Tabatô contra as recordações de um passado não muito distante.

 

 

Com: João Viana, Mamadu Baio, Fatu Djebaté, Imutar Djebaté

Realização: João Viana

Portugal, 2013

 

Dia 14 de dezembro às 22h15 OPERAÇÃO OUTONO

image031.jpg

 

Operação Outono é um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE em Fevereiro de 1965, em Villanueva del Fresno.

O filme inspira-se em factos verídicos, alguns dos quais foram recentemente descobertos por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto do General Humberto Delgado, e no seu livro Humberto Delgado, biografia do general sem Medo. A ação decore entre Portugal, Espanha, Algéria, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981, desde a preparação da operação levada a cabo pela PIDE, e que tinham por nome de código: OPERAÇÃO OUTONO, até ao caso do Tribunal, já depois do 25 de Abril.

 

Com: Ana Padrão, Camané, Carlos Santos, Diogo Dória,  John Ventimiglia, José Nascimento, Marcelo Urgeghe, Nuno Lopes, Carla Chambel, Carlos Paulo

Produção: Paulo Branco

Realização: Bruno Almeida

Portugal, 2012

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.