Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Programa de animação da Biblioteca Municipal de Torres Vedras - outubro 021

transferir (9).jpg

 

 

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras dá continuidade ao seu programa de animação durante o próximo mês de outubro.

No âmbito do mesmo será apresentado no dia 1, pelas 19h00, no seu espaço, o livro Sede de Alegria, da autoria de Rodrigues dos Reis. Escrito entre 2019 e 2021, Sede de Alegria é um livro que “versa sobre o sentido que retiramos da vida dos outros enquanto não encontramos o nosso, sobre a construção do nosso mundo”. É uma viagem pelo património lírico português desde Camões a Fernando Pessoa, de Sofia de Melo Breyner Andresen a Eugénio de Andrade e António Gedeão. De referir que Rodrigues dos Reis (pseudónimo de Nuno Ricardo) nasceu a 1 de janeiro de 1970, na Maceira (concelho de Torres Vedras), tendo se licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No domínio da poesia tem publicado Livro das Preces (2013), Quanto das folhas caem, por vezes voam (2015) e Terra de Sombras (2018).

Já no dia 23, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras promove no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras uma sessão de reflexão e partilha sobre as comunidades de leitores criadas em turmas de adolescentes de escolas do concelho de Torres Vedras. São convidados para esta conversa: Andreia Brites (mediadora de leitura); Goretti Cascalheira (bibliotecária); Elsa Andrade (professora do ensino secundário da Escola Secundária Madeira Torres); Catarina Luís (antiga aluna da Escola Secundária Madeira Torres); Tomás Lourenço (antigo aluno da Escola Secundária Madeira Torres); Bianca Esteves (Escola Secundária Madeira Torres); e Tomás Peralta (Escola Secundária Madeira Torres). A mediadora será Júlia Martins (PNL2027). As inscrições para a participação nesta sessão devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 747; ou pelo e-mail: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt.

No espaço da Biblioteca Municipal de Torres Vedras prosseguirá, durante o mês de outubro, o programa "Ao Sabor dos Sábados". Assim, integrado nesse programa: no dia 2, pelas 15h30, será proporcionado, a crianças com idades entre os 5 e os 12 anos, um ateliê em que se criarão “pássaros mergulhados em cor” inspirados na obra de Danuta Wojciechowska; no dia 9, pelas 15h00, Hana Perinova dinamizará, para maiores de 10 anos, um workshop de encadernação copta; no dia 16, pelas 15h30, será realizada, para crianças com idades entre os 5 e os 10 anos, uma oficina de expressão plástica intitulada "O outono chegou!"; e no dia 23, também pelas 15h30, será lido, para crianças com idades entre os 3 e os 10 anos, o livro Descobre outra vez o 123. As inscrições para a participação nas ações do programa "Ao Sabor dos Sábados" podem ser efetuadas pelos números de telefone: 261 320 747 | 261 310 460; ou pelo e-mail: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt.

Também durante o mês de outubro a Biblioteca Municipal de Torres Vedras continuará a proporcionar a atividade “Hora do Conto”, às quintas-feiras, pelas 10h30, por meio da sua página de Facebook. Nesse âmbito está prevista a contação de: Papá Ventania, da autoria de Emer Stamp (dia 7); Onde está a lua?, da autoria de Jordi Amenós (dia 14); Saudades do teu abraço, da autoria de Eoin Mclaughlin (dia 21); e A Princesa e a Porquinha, da autoria de Jonathan Emmett (dia 28). 

Igualmente no âmbito do programa de animação da Biblioteca Municipal de Torres Vedras será de novo dinamizado nesse espaço, às sextas-feiras, pelas 18h00, o ciclo de atividades “Competências Digitais para todos”. Integrado no mesmo estão previstas as seguintes atividades: “Pesquisa Web e as Fake News” (dia 1); "Segurança na Internet e Chave móvel digital" (dia 8); "Utilizar o telemóvel de forma segura" (dia 15); "Armazenamento na nuvem" (dia 22); e "Redes sociais / Whatsapp" (dia 29). As inscrições para estas atividades, as quais são destinadas a jovens, adultos e seniores, devem ser efetuadas pelo e-mail: ivoantunes@cm-tvedras.pt.

De referir ainda que está patente na Biblioteca Municipal de Torres Vedras até ao final de outubro a exposição Era uma vez...Danuta Wojciechowska no voo das cores, a qual aborda a obra desta ilustradora, que “pinta um mundo repleto de cores que vivem em harmonia dentro dos livros, onde as pinceladas dançam e criam movimentos que nos transportam para o imaginário das histórias”. Esta exposição foi concebida por Patrícia Chaves Duarte.

 
Agenda

01 setembro 2021 a 31 outubro 2021 | quarta

Era uma vez...Danuta Wojciechowska no voo das cores

Era uma vez Danuta… a ilustradora que pinta um mundo repleto de cores que vivem em harmonia dentro dos livros, onde as pinceladas dançam e criam movimentos que nos transportam para o imaginário das histórias. Conceção: Patrícia Chaves Duarte (...)

Saber Mais

 

01 outubro 2021 | sexta

Pesquisa web e as Fake news

Aprenda algumas ferramentas para conseguir fazer as suas pesquisas nos motores de busca (Google, Bing ou outro) de forma a encontrar de uma forma célere informação relevante sobre um determinado assunto. Saiba algumas formas simples de identificar se uma determinada informação disponível na (...)

Saber Mais

 

01 outubro 2021 | sexta

Apresentação do livro "Sede de Alegria"

Escrito entre 2019 e 2021, Sede de Alegria é um livro que versa sobre o sentido que retiramos da vida dos outros enquanto não encontramos o nosso, sobre a construção do nosso mundo. É uma viagem pelo património lírico português desde Camões a Fernando Pessoa, de Sofia de Melo Breyner (...)

Saber Mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.