Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Programação AMAC | Outubro - Barreiro

Programação AMAC | Outubro

 

Além da programação do Mês da Música 2016 (http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/792?news_id=5919), o Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe, em outubro, o Lançamento da 3ª Edição do Mês da Fotografia do Barreiro, o Workshop de Ilustração de Fátima Afonso e o Teatro de Marionetas “O Nabo Gigante”.

 

LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DO MÊS DA FOTOGRAFIA

15 outubro | sábado | 17h00 | Galeria Vermelha

A%20voz%20do%20Silêncio.png

 

“A voz do Silêncio”, exposição de fotografia de Pedro Lopes

Durante o Mês da Música, far-se-á o lançamento do programa da 3ª edição do Mês da Fotografia com a realização de uma exposição “A voz do Silêncio”, de Pedro Lopes.

 

“A Voz do Silêncio” trata-se de um diário fotográfico inspirado em músicas, desenvolvido ao longo de todo o ano de 2015. O autor compromete-se a fotografar todos os dias de 2015, e a selecionar uma foto por dia que retratasse uma música.

A ideia do projeto baseia-se nas músicas que teimam em não sair da cabeça. O vulgo "earworm" que, como escreveu Oliver Sacks em "Musicophilia", é um sinal claro da "esmagadora e, por vezes, impotente sensibilidade do nosso cérebro à música".

Alguns meses antes de ter iniciado o projeto, o autor andou uma pequena eternidade a entoar uns versos de Capicua: "Quero uma casa no campo que pode ser na cidade, mas tem de ser de verdade, mesmo não tendo morada." Aquilo criou-lhe um dilema: "Como é que uma casa assim poderia ser real?" A resposta à pergunta surgiu-lhe sobre a forma de uma casa de um pescador na Costa da Caparica: ”Uma casa de campo real, na cidade, e não tendo propriamente uma morada".

O projecto "A Voz do Silêncio", nome inspirado no livro de Helena Blavatsky, parte destas bandas sonoras do quotidiano, das imagens que podem ser traduzidas em som, e dos sons que se traduzem em imagens. Um ano depois da ideia, o autor voltou à tal casa do pescador, para que aquela fosse a fotografia correspondente à música “Casa no Campo' de Capicua".

As fotos apresentadas são um resumo das 365 fotos correspondentes a um ano do projecto.

 

 

WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO de Fátima Afonso “QUE PARTES A PLANTA TEM”

16 outubro | domingo | 16h00

workshop%20fatima%20afonso.png

 

A partir das ilustrações de Fátima Afonso, da obra “A Cambalhota” de Maria de Lourdes Soares

Ilustração / construção de uma planta a partir de um pormenor dado (semente), com utilização de materiais diversos de pintura, recortes e colagens.

Faixa etária: Dos 5 aos 12 anos

Duração: 1h30 aprox.

Ingresso: 5 euros

Mais informações / inscrições: 212 068 230

 

TEATRO DE MARIONETAS | “O NABO GIGANTE”

23 outubro | domingo | 16h00

nabo%20gigante.jpg

 

Partículas elementares

Inserido na Programação da Festa da Marioneta da Artemrede

 

Num pequeno e bonito quintal, onde vive um simpático casal de velhinhos juntamente com os seus animais, a vida decorre calmamente ao ritmo da natureza. Agora… imaginem se, neste quintal, nascesse um nabo. Não um nabo qualquer!... Mas um NABO GIGANTE!! Tão gigante que ninguém o conseguisse arrancar. O que fazer?

 

Faixa etária – M/4 | Duração 45m | 3€

Mais informações / inscrições: 212 068 230

 

 

 

CMB