Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Projecto Mural Sonoro

sem nome (4).png

 

 

Sobre o Projecto
Projecto Mural Sonoro - desenvolvido pela investigadora Soraia Simões - tem desde 2011 por objectivo o estudo e divulgação das Práticas Musicais e Manifestações culturais locais em Portugal, as associadas à migração e as ligadas à diáspora.
Com um recorte cronológico que vai desde a segunda metade do século XX até ao início dos anos 2000 ele procura estabelecer, através de diálogos entre músicos, compositores, directores musicais, pedagogos e construtores de instrumentos, por via de debates, conferências e recolhas musicais uma leitura precisa sobre a música popular realizada em Portugal ou com uma ligação contínua a Portugal num contexto económico, político e social, colocando para isso o seu enfoque nos campos da composição, concepção musical, pedagogia, organaria/construção de instrumentos e interpretação.
Em Fevereiro é constituída a Associação Mural Sonoro. Uma organização sem fins lucrativos, que tem por objectivo o alargamento dos estudos sobre música e cultura populares e as actividades do projecto a um maior número de pessoas.
Em Agosto de 2014 a sua autora foi distinguida com o Prémio Megafone Sociedade Portuguesa de Autores
Metodologicamente entrelaçamos o método etnográfico com a pesquisa documental, na produção bibliográfica e na constituição de um Arquivo que reúne documentos de ordem variada: entrevistas, colóquios, debates, encontros sobre Música Popular para memória presente e futura, que possa servir a aprendizagem, estudos, abordagem, nova leitura de todos os interessados. Este projecto faz parte  desde 2015 do consórcio liderado pela The British Library Europeana Sounds

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.