Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

PROJETO 07 – OUTDOOR GALLERY GALERIA DE ILUSTRAÇÃO AO AR LIVRE EM SETÚBAL

 

 

 

Tina Siuda, Filippo Fiumani, Lapo, Kid Galindro e Zé Nova são os cinco ilustradores que o Centro Comercial Alegro Setúbal desafiou para intervencionarem cinco outdoors (8mx3m) existentes na cidade, criando uma galeria de arte ao ar livre. Trata-se do Projeto. 07 - OUTDOOR GALLERY, parte integrante do Arte em Toda a Parte, projeto da responsabilidade da Immochan,  que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

 

 

 

Cada ilustrador teve como inspiração a fauna, a flora e as gentes de Setúbal. O resultado final pode ser visto de 20 Junho a 14 de Julho, em cinco locais distintos: Estrada dos Ciprestes (Setúbal/Palmela) - Nº 3806; Estada da Graça (Pedra Furada) - Nº 3253; Av. Manuel Maria Portela – N.º3041; Av. Professor Bento Jesus Caraça - Nª 3491; Estrada de Palmela /Setúbal - Nº 3486.

 

 

 

O Arte em Toda a Parte visa consolidar a Arte e a Cultura como um eixo estratégico no posicionamento da marca Alegro, em perfeito alinhamento e sintonia com tudo aquilo que os Centros Comerciais Alegro vêm realizando. Assume-se como um projeto de natureza artística que ao longo de mais de um ano promoverá a realização de intervenções artísticas no município de Setúbal, bem como a conceção e exposição de obras de arte em espaços públicos, entre muitas outras iniciativas.

 

 

 

O projeto contará com a participação de artistas portugueses consagrado, artistas locais (região de Setúbal) e artistas internacionais, tendo sempre uma componente de integração e participação da população setubalense. De salientar que as obras realizadas durante o projeto serão integradas na arquitetura do futuro Centro Comercial Alegro Setúbal.

 

 

 

Até agora o “Arte em Toda a Parte” apresentou 7 projetos: Projeto 01 – ART IN PROGRESS (intervenções nos tapumes da obra do Alegro Setúbal); Projeto 02 – ALEGRO HAPENNINGS (recolha de resíduos para criação de escultura. Bisnau é um golfinho de 5 metros que está agora no Parque Urbano de Albarquel em Setúbal); Projeto 03 – ART’IN’MOTION (intervenções nas betoneiras da obra do Centro Comercial Alegro Setúbal), Projeto 04 – STREET’ART (mural de 20m criado no Auditório José Afonso em homenagem ao conhecido fotógrafo setubalense Américo Augusto Ribeiro); Projeto 05 – WORK.ART (7 artistas plásticos criaram peças de arte tendo como fonte de inspiração a construção do futuro Alegro Setúbal e que podem ser vistas no novo estacionamento do Centro Comercial); Projeto 06 – SOMOS TODOS ALEGRO (mural com fotografias de rostos de setubalenses) e Projeto 07 – OUTDOOR GALLERY (galeria de ilustração ao ar livre em 5 outdoors da cidade).

 

 

 

 

 

Sobre os artistas e respetivas ilustrações

 

 

 

FILIPPO FIUMANI

 

Comecei a pesquisar muitas coisas sobre Setúbal, a partir da flora, fauna e panoramas. Li muitas coisas ligadas à história da cidade, as figuras e as caras de Setúbal. Descobri que Setúbal tem um convento que é um dos primeiros edifícios com estilo Manuelino o que levou a pensar num desenho quase sem espaços vazios. Continuei a pesquisar Gráficas Antigas na cidade e comprei uma imagem que me inspirou particularmente. Acumulando informação, comecei a desenhar no papel. A ideia era comunicar na cara uma série de informações e na parte recortada da cara criar outras histórias da mesma personagem. Assim, pesquisei sobre algumas pessoas “outsider” da cidade de Setúbal e encontrei: Francisco Augusto da Silva Finura, mais conhecido pelo Finuras que nasceu, na cidade, em 1929. A cara de Francisco Augusto da Silva Finura ficou gravada na minha mente e pensei utilizá-la como ícone.

 

https://www.facebook.com/fiumaniart

 

http://www.fiumani.it/

 

 

 

 

 

 

 

TINA SIUDA

 

As montanhas são seres misteriosos. Têm os seus pequenos segredos, pensamentos coloridos e nunca fazem um único som. Há inúmeras criaturas a viver nas montanhas mas só as conseguimos ver se tivermos muita sorte. Às vezes, o vento vindo do sul traz barcos de papel que aterram no topo das montanhas, onde descansam e desfrutam da vista”.

 

http://cargocollective.com/tinasiuda

 

http://cargocollective.com/tinasiuda/about-me

 

https://www.facebook.com/tina.siuda.3

 

 

 

 

 

ZÉ NOVA

 

Aproveite Setúbal. Solte o “ERRES” que há em si”.

 

https://www.facebook.com/zenova17

 

http://pt.linkedin.com/pub/z%C3%A9-nova/36/706/837

 

 

 

 

 

KID GALINDRO

 

“Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana” E se Camões, em vez de estar a falar do Sri Lanka, estivesse a falar de Setúbal? Seria mais ou menos assim a imagem que ele pintaria com as suas palavras”.

 

https://www.behance.net/Galindro

 

https://www.facebook.com/Kid.Galindro

 

http://area620.tumblr.com/

 

 

 

 

 

LAPO

 

“ Setúbal faz lembrar das aventuras durante as férias de verão, é sinal de vida, lazer, música, sol e praia, beleza, amores inesperados e memórias inesquecíveis”.

 

https://www.facebook.com/bruna.guerreiro

 

http://pt.linkedin.com/in/brunaguerreiro

 

http://notimeforlunch.tumblr.com/

 

 

 

 

 

Sobre a IMMOCHAN e a marca Alegro

 

A Immochan promove, investe, comercializa e gere conjuntos comerciais de diversos formatos. Depois do Alegro Alfragide (2007) e do Alegro Castelo Branco (2008), a Immochan deu início à construção do terceiro centro comercial da marca, o Alegro Setúbal, com inauguração prevista para o próximo ano. Alegro é um novo conceito de espaços comerciais dotados de uma vida e atmosfera especiais. Este conceito traduz-se numa proposta universalista, porque se destina a todas as pessoas e a todos os elementos da família e porque responde a uma diversidade de possibilidades: Conviver, Passear, Divertir, Conhecer, Comprar. Alegro é um espaço de carácter simultaneamente comercial e social, quase um espaço público que permite uma rede infinita de fluxos, intercâmbios, relações, traduzida numa experiência gratificante. A marca destaca-se, assim, pela sua personalidade alegre, divertida, sociável, dinâmica e acolhedora, fazendo com que o consumidor se sinta como em sua casa.