Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Projeto ODISSEIA

e529a8dc22bd84a37f6f8ae6b8ce40d3_XL.jpg

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Projeto de formação artística para jovens

entre os 16 e os 25

 

A segunda fase do projeto ODISSEIA tem início amanhã, dia 7 de janeiro, a partir das 15h30, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, na Cidade Sol. A iniciativa consiste num Encontro com a Companhia Radar 360º, que irá dirigir a formação de jovens nesta segunda fase, com uma vertente agora direcionada para as Artes de Rua. De salientar que a segunda fase do projeto ODISSEIA culminará com a apresentação de um espetáculo designado “Histórias em Viagem”, em data a anunciar posteriormente.

 

O período da formação no Concelho do Barreiro irá decorrer entre os dias 26 e 29 janeiro, também na Cidade Sol, com os seguintes horários:

 

  • Dia 26 janeiro (5ª feira): 17h00 às 21h00
  • Dia 27 janeiro (6ª feira): 17h00 às 21h00
  • Dia 28 janeiro (sábado): horário a definir posteriormente
  • Dia 29 janeiro (domingo): horário a definir posteriormente

 

 

O projeto ODISSEIA é promovido pela ARTEMREDE e dirigido a jovens, dos 16 aos 25 anos, com ou sem experiência artística.

As inscrições para o projeto podem ser enviadas para o e-mail cultura@cm-barreiro.pt ou 212 068 232.

 

 

O projeto ODISSEIA, promovido pela Artemrede, foi um dos 16 vencedores do programa PARTIS, um programa da Fundação Calouste Gulbenkian de apoio a projetos artísticos de integração social.

ODISSEIA é constituída por três componentes artísticas, Teatro / Dramaturgia, Artes de Rua e Cinema / Música e tem como público-alvo seis grupos de jovens, entre os 16 e os 25 anos, provenientes de seis municípios associados da Artemrede – Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém e Sesimbra.

Neste projeto, que decorrerá entre 2016 e 2018, pretende-se que os jovens participantes adquiram conhecimentos artísticos e alarguem os seus horizontes através do acesso a formação especializada e à participação em processos de criação artística, desenvolvendo assim as suas competências de autonomia e de decisão.

Os artistas responsáveis pelas diferentes componentes do projeto são o ator e encenador Rui Catalão, a companhia de artes de rua Radar 360 e o realizador e músico António-Pedro. Deste projeto resultarão três objetos artísticos: o espetáculo de teatro E Agora Nós, o espetáculo de artes de rua Histórias em Viagem e um filme musicado constituídos por seis Curtas Migratórias.

Para a concretização deste projeto a Artemrede conta com a parceria da cooperativa de solidariedade social RUMO no acompanhamento social e na avaliação, assim como com uma rede alargada de parceiros locais, com trabalho desenvolvido na área social ou cultural, em cada um dos municípios envolvidos.

 

CMB