Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Provar, ouvir, cheirar, olhar e tocar o Porto.? Só até dia 3 de janeiro

Entrada Exposição.png

“Porto. E as marcas da cidade” é a exposição de entrada gratuita que celebra os 10 anos da marca Porto. Vários portuenses foram sondados sobre os cinco sentidos que associavam à marca e o resultado foi um pastel da Arcádia com vinho do Porto, um mapa sonoro da cidade do Porto da autoria da Casa da Música, três sabonetes da Castelbel, uma bola assinada pelo FC Porto e uma coleção de jóias da MESH, expostos nos Paços do Concelho. 

 

Se o Porto fosse um sabor, qual seria? E se fosse um som? Ou um cheiro? Ou uma imagem? Ou um toque? A resposta está na exposição “Porto. E as marcas da cidade”, nos Paços do Concelho, aberta até dia 3 de janeiro. Nesta experiência sensorial, podem-se ficar a conhecer cinco produtos exclusivos, criados por cinco marcas emblemáticas da cidade, que representam os sentidos que a icónica marca da cidade desperta.

 

Para tangibilizar o sabor a Porto., a Arcádia confeccionou o “Pastel do Porto” com massa filo estaladiça, um recheio de doce de ovos e, claro, uma redução de vinho do Porto Calém 10 anos. A receita foi criada exclusivamente para este projeto e, na exposição, esta iguaria é borrifada com vinho no momento e pode ser provada gratuitamente, pela última vez, no dia 27 de dezembro, entre as 16h00 e as 19h00. Além de conquistar os corações dos portuenses, este Pastel do Porto promete vir a ser rival nortenho do já conhecido Pastel de Nata. 

 

O som da marca citadina tem a curadoria da Casa da Música, que criou um mapa interativo para apresentar a paisagem e o património sonoro da cidade do Porto. 

 

Para que todos possam cheirar o Porto., a Castelbel produziu três sabonetes com aromas diferentes: um evoca a maresia, outro com fragrância a vinho do Porto e um último de camélia. 


Já o FC Porto veio trazer um olhar sobre a cidade e a marca que a representa, ao despertar a visão dos portuenses com uma bola autografada pelo clube, que representa a comunhão entre a cidade e o desporto, e um vídeo que compila imagens que captam a energia e o caráter aguerrido dos habitantes da cidade. 

 

Por fim, para tocar no Porto., os visitantes da exposição podem ficar a conhecer a coleção de joias que a Mesh Jewellery desenhou, com peças inspiradas nos azulejos e granito que inundam visualmente a cidade do Porto - onde cada peça é banhada em movimento, modernidade e intemporalidade. 

Assim, até ao dia 3 de janeiro, pode ver, comer, cheirar, tocar e ouvir o Porto. numa experiência sensorial inédita. A exposição “Porto. E as marcas da cidade”, no Edifício dos Paços do Concelho, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00. 

O conceito criativo desta ação foi liderado pela agência Funnyhow. As estruturas de arquitetura efémera da exposição têm assinatura da Feeders.