Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Próximos concertos Ciclo Mundos em Lisboa - Fundação INATEL | Outubro a Dezembro | CRIATURA | BACHAR MAR-KHALIFÉ | WALDEMAR BASTOS | Teatro da Trindade INATEL

image001.jpg

A Fundação INATEL, em parceria com a Câmara Municipal de Sines, através do FMM Sines - Festival Músicas do Mundo, pretende divulgar a melhor música que se faz atualmente no mundo. 

O objetivo é gerar sinergias e oferecer ao público de todo o país uma oferta musical aberta, universalista e sintonizada com o nosso tempo. 

Para a Fundação INATEL, esta iniciativa reflete e representa os valores e objetivos pelos quais se pauta a atividade da fundação, no âmbito da salvaguarda e divulgação do património cultural imaterial, reafirmando nesta e noutras iniciativas o seu respeito pela tradição cultural popular portuguesa e internacional.

No âmbito do Ciclo Mundos, serão apresentados vários concertos em outubro, novembro e dezembro no Teatro da Trindade INATEL:

 

  • CRIATURA (Portugal) | 31 de outubro
  • BACHAR MAR-KHALIFÉ (Líbano) | 30 de novembro

 

  • WALDEMAR BASTOS (Angola) | 16 de dezembro

 

A Fundação INATEL está disponível para a realização de entrevistas, fornecimento de conteúdos e visitas nos dias do evento.

 

Informação adicional:

 

Fundação INATEL | Ciclo Mundos | Teatro da Trindade INATEL

31 de Outubro – Teatro da Trindade INATEL
CRIATURA

Um grupo de renovação da música tradicional, em que adufes convivem com sintetizadores e gaitas com eletricidade. Começou por ser o projeto de uma residência artística do jovem músico Edgar Valente, mas cresceu para se tornar um dos maiores grupos da música de raízes em Portugal: 11 músicos a quem se juntam outros criativos e o cante alentejano do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Foi em Serpa que surgiu em 2014, mas é em Lisboa que a Criatura tem hoje o seu habitat. O seu reportório é também o seu disco de estreia: “Aurora”.

 

30 de Novembro - Teatro da Trindade INATEL
BACHAR MAR-KHALIFÉ

É um cantor, compositor e multi-instrumentista franco-libanês. Nasceu em Beirute, em 1983, numa família de músicos que teve de exilar-se em Paris devido à guerra. Filho de um alaudista e irmão de uma pianista, formou-se no Conservatório de Paris e trabalhou com a Orquestra Nacional de França e com o Ensemble Intercontemporain. Iniciou um trajeto na fusão, em agrupamentos que cruzam jazz, world music, eletrónica e hip-hop. Lançou três álbuns: “Oil Slick” (2010), “Who's Gonna Get the Ball… (2013) e “Ya Balad” (2015). Este último disco, cujo título significa “Ó Pátria”, é uma visão poética, nostálgica mas também desencantada do seu país natal.

 

16 de Dezembro - Teatro da Trindade INATEL
WALDEMAR BASTOS

Músico e compositor natural de M'Banza Congo, junto à fronteira de Angola com a RD Congo gravou o seu primeiro álbum no Brasil, "Estamos Juntos", um marco na sua carreira, que contou como convidados especiais, entre outros, Chico Buarque, João do Vale, Dorival Caimmy, Martinho da Villa e Novelli.Em meados dos anos oitenta regressa a Portugal, e em 1990 grava o seu segundo disco, Angola, Minha Namorada. Em 1995, a editora Luaka Bop, lança no mercado o disco Afropea – Telling Stories to the Sea,  uma antologia de artistas lusófonos onde aparecem entre outros: Waldemar Bastos, Bonga, Cesária Évora, Dany Silva, Vum-Vum e André Mingas. Luaka Bop editou Pretaluz/Blacklight , gravado em Nova Iorque e produzido por Arto Lindsay. O álbum teve excelentes críticas da imprensa internacional. O New York Times considerou-o como “um dos melhores discos de World music da década”. Já em 2010 Classics Of My Soul é um dos álbuns desse ano na categoria de World Music para o jornal francês Libération. O trabalho, que recupera clássicos da música angolana, foi gravado em Londres e Los Angeles e lançado nos Estados Unidos da América, juntando o quinteto de Waldemar Bastos com a orquestração da London Symphony Orchestra dirigida por Nick Ingman.