Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

🔺 PRÓXIMOS EVENTOS: 16 ▶ 17 ▶ 18 ▶ JUNHO 🔺

6ffc67cc-16de-4f83-b433-d5dd81ec6dca.jpg

 

ZARATAN AIR: Artist Talk
Suzanne Ferlandl | Lise Bardou

No dia 16 de Junho, às 18h, a Zaratan – Arte Contemporânea convida para um encontro com as artistas Suzanne FerlandL e Lise Bardou, artistas em residência no programa Zaratan AIR, onde apresentam as suas pesquisas artísticas e as suas propostas de residência numa conversa aberta ao público. A entrada é livre e a conversa será em língua inglesa e francesa.//

 

f1bf82fc-3e82-47a6-bfe9-7d9e35606c4a.jpg

 SUZANNE FERLANDL

Suzanne Ferland é uma artista multidisciplinar do Quebec, cujo trabalho conjuga ações artísticas, arte furtiva e arte relacional com gravura, escultura e instalação. A sua prática artística está imbricada com uma variedade de temas sociais (sem-abrigo, desigualdade, morte, suicídio, etc.).
Neste momento está a envolver-se com a comunidade portuguesa abordando o tema da igualdade de gênero, investigando a disparidade dos sexos, o poder patriarcal e a violência contra as mulheres. Suzanne FerlandL comprometeu-se com a temática da violência voltada para as mulheres em 2009 com uma ação artística de correio(renovada todos os anos desde então, durante o Dia nacional da lembrança e ação contra a violência dirigida às mulheres), seguida de uma ação artística sobre o itinerário feminino (Vancouver, 2009), de uma exposição sobre os vínculos entre homens e mulheres (2010-2011), de uma pesquisa sobre o silêncio em torno do suicídio das mulheres chinesas (China, em 2010), e pela criação de um monumento em memória de mulheres nativas que desapareceram (Quebec, 2014). Essas ações passadas, as suas leituras mais recentes e os eventos actuais nacionais e internacionais a levaram a questionar-se profundamente sobre o lugar da mulher na sociedade contemporânea. A questão principal é como incluir a mulher na história, da qual ela é tão frequentemente excluída. 

7c8c9107-9001-4c0e-b54d-2652eb6db789.jpg

 LISE BARDOU

Lise Bardou, nascida em Toulouse (França), apresentará um grupo de instalações de vídeo, desenho e instalação, uma série de projetos realizados em 2016 a partir de pesquisas antropológicas sobre o fenômeno Trance do Tarantismo. Indiretamente conexo com este ritual, o seu trabalho desafia os espaços de transição e aborda a idéia do corpo como um vector. Vector este que fornece, através do movimento e do ritmo, a transição de diferentes estados do corpo e da mente, mas também através da conexão entre o corpo e lugares, espaços e paisagens particulares. Durante o encontro será também discutida a sua proposta em desenvolvimento para o programa de residência Zaratan Air 2017. O título da pesquisa: "To Go Around" vem do livro de Paul Connerton, "Como as Sociedades  Recordam". Esta expressão é usada pelos Walpiri (os modernos aborigenos australianos) e exprime a vontade de “actuar um desvio” . A partir desta leitura, Lise Bardou começa a explorar diferentes linhas que os habitantes de Lisboa desenham e criam. Linhas geográficas, mas especialmente linhas que serpenteiam pela cidade, aqueles que têm direções e aqueles que têm movimentos: a mão de desenho tem uma, a procissão tem outra, e assim por diante. Como virar o intangível, ou aproximar-se dele sem darmos conta?

 

a8c1cee2-4ed7-49f6-ab94-7ff1ffc16649.png

 PARTÍCULA #5

16 de Junho às 20h00
/ June 16 at 8pm
Lançamento de podcast / Podcast release
Entrada livre / Free entry

No dia 16 de Junho às 20h00, a Zaratan convida para a audição de Partícula #5, o último podcast criado no seio do colectivo A BESTA, pelas mãos de VERME e SUBASEMENT. Trata-se de uma mixtape regular, que junta artistas nacionais e internacionais de música electrónica, descobertos no soundcloud e outras redes socais pelos seus dois curadores.
O critério é apenas a criatividade, originalidade e intenção comunicativa que a música destes artistas apresentam, pondo de parte estilos, géneros, reconhecimento ou imagem.
No 5º Partícula, o colaborador regular Austríaco 
Strigoi colabora com 30 minutos da selecção, em conjunto com 30 escolhidos por Joao Sousa. 60 minutos de podcast disponíveis em stream na stress.fm.
O evento é organizado numa colaboração entre Boris Nunes, A Besta e a Zaratan - Arte Contemporânea. ///

 

584d8c6f-cc71-4b23-92ea-657a99d8b9ce.jpg

 Versus VI |  Ciclo de Música Antagónica
Tiago Silva vs. Crónico


Concertos / Concerts
17 de Junho às 19H00 / June 17 at 7pm
Entrada Livre para sócios (quota anual 3 euros) / Free entry for members (3 euros annual fee)


A Associação Terapêutica do Ruído e a Zaratan - Arte Contemporânea apresentam Versus, um novo ciclo de concertos a acontecer mensalmente na Zaratan. 
Seguindo um princípio ecléctico de programação, o pressuposto desta nova aventura musical é juntar projectos diferentes entre si, ou até mesmo opostos, numa mesma sessão. Neste aparente antagonismo procuramos pontos de contacto e/ou de divergência que ilustrem de algum modo a complexidade e diversidade das definições estilísticas da música contemporânea.
Em cada sessão haverá o lançamento de um cartaz em risografia realizado propositadamente para a ocasião. A convite da Zaratan, diferentes artistas recebem o desafio de criar uma imagem de alguma forma ligada ao tema do antagonismo, inspirada também nas sonoridades dos projectos convidados pela ATR a participar neste ciclo. Nesta sexta sessão os antagonistas são
Tiago Silva com as suas aventuras acústicas e Crónico com as suas desventuras cronológicas. E o artista convidado é o André Araújo. /

 

ade80f25-4493-4fde-9467-c1d6f243d988.png

 

A Besta | Bisonho #4
Filipe Adão + Joao Sousa + Tiago Eira


Concertos / Concerts
18 de Junho às 18h00 / June 18 at 6pm
Entrada Livre para sócios (quota anual 3 euros) / Free entry for members (3 euros annual fee)

Quer-se que o Bisonho seja o encontro imediato e improvável de entidades desobedientes, em que o som seja o factor de unidade, mas também de destruição e caminhos separados.
A acontecer uma vez por mês na Zaratan, Bisonho é um novo ciclo de concertos organizado pela editora a Besta, que propõe uma série de encontros improvisados entre músicos. Este quarto encontro junta FIlipe Adão (Saraband, Cardíaco, Bleandante) a João Sousa (a-nimal, Parpar, Uivo Zebra) e Tiago Eira (a-nimal, Projéctil,Subasement).
/

 

ff3665ec-c71c-4560-8087-d469647a9122.jpg

 

CURATED CURATORS (II)

Curadoria de Sara & André

18. 05. 2017 | Abertura
25. 06. 2017 | Encerramento

A exposição Curated Curatos (II), é o segundo capítulo de uma série de três exposições comissariadas por Sara & André. na Zaratan

 

Com participações de / referências a: ADRIEN MISSIKA, ANDRÉ ALVES, ÂNGELO DE SOUSA, ARLINDO SILVA, BELÉN URIEL, DALILA GONÇALVES, DÁMIEN ORTEGA, FERNANDA FRAGATEIRO, JOANA & MARIANA, JOÃO LIMA DUQUE, JOÃO PAULO FELICIANO, JOHN BALDESSARI, JULIÃO SARMENTO, LAWRENCE WEINER, LOS CARPINTEROS, LUÍSA CUNHA, MÁRIO PIRES CORDEIRO, PAULO CATRICA, PEDRO SOUSA VIEIRA, PIETER HUGO, RITA FERREIRA, SIMON FUJIWARA, TIAGO ALEXANDRE, WILFREDO PRIETO e não só.

Fotos: Bruno Lopes