Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

🔺PRÓXIMOS EVENTOS: 23 ▶ 25 ▶ 26 ▶ Março🔺

6ffc67cc-16de-4f83-b433-d5dd81ec6dca.jpg

 

8a6abff2-ee67-439b-958a-8e81e0353878.jpg

 

 

CURATED CURATORS (I)

Comissariado por Sara & André


23. 3. 2017 | Abertura / Opening
6. 5. 2017 | Encerramento / Closing

A Zaratan - Arte contemporânea tem o prazer de anunciar uma nova série de exposições comissariadas por artistas.
Desde o início a Zaratan confia a organização da sua agenda de exposições aos seus artistas e desta forma encarna uma percepção anti-hierárquica do mundo da arte - onde artistas, curadores, galeristas, críticos e público são todos considerados “jogadores” do mesmo jogo - e abraça a teoria da pratica expandida, no sentido de considerar o artista não só como o “criador” da obra de arte, mas como um operador cultural socialmente imbricado.
A novidade está agora em ao abrir o convite a outros artistas, que, além de partilharem consistentes percursos artísticos, são acima de tudo artistas implicados de uma generosa vontade de explorar e desenvolver formatos não corrompidos e intuitivos.
Este projecto concretiza-se ao longo de vários meses em propostas expositivas que não apenas envolvem, mas antes partem dos artistas-comissários envolvidos no processo. Perpassa-se por estimular procedimentos moldados na aceitação da incerteza, articulando uma maneira particular de integrar na curadoria a experimentação, a espontaneidade e a descoberta não submetidas a condições ou compromissos associados a resultados pré-estabelecidos.
A abertura necessária para que estas exposições venham a existir, obriga-nos a evitar a imposição narrativa e a deixar para o público,a tarefa de uma exacta reconstrução dos factos.
Inaugura no dia 23 de Março, pelas 19 horas, a primeira parte de Curated Curators, comissariada por Sara e André.

Com: ANA ANACLETO, BRUNO LEITÃO, BRUNO MARCHAND, FILIPA VALLADARES, FREDERICO DUARTE, HUGO DINIS, JOÃO SILVÉRIO, LUÍSA SANTOS, MANUEL CASTRO CALDAS, MANUEL COSTA CABRAL, MARIA JOANA VILELA, MARGARIDA MENDES, MARIA DO MAR FAZENDA, MÁRIO CAEIRO, MIGUEL SOUSA RIBEIRO, NATXO CHECA, PATRÍCIA TRINDADE, PAULA PARENTE PINTO, RICARDO NICOLAU, SANDRO RESENDE, SARA ANTÓNIA MATOS, SUSANA POMBA, VICTOR DOS REIS.


EN /// 

8e192934-ea7a-473d-82e6-457c2ab5ec69.jpg

 26 de Março às 18h00 / March 26 at 6 pm

Entrada livre para sócios (quota anual 3 euros) / Free entry for members (3 euros annual fee)


No dia 26 de Março apresentamos um novo episódio do Ciclo Do Liminar, uma plataforma para objectos experimentais no campo da performance como linguagem e prática alargadas. Acontece, uma vez por mês, na Zaratan – Arte Contemporânea, em Lisboa, numa curadoria conjunta com Bruno Humberto. O não-acontecimento, o erro que possibilita e o confronto nunca estanque das ideias ganham corpo em trabalhos de carácter transdisciplinar, com formatos de apresentação raramente assimilados nos modelos e lógicas de programação do espectáculo.
Como parte do ciclo do liminar e paralelo ao programa de performances, são convidados um escritor e um fotógrafo, em cada edição, para criarem um lastro, tradução, crítica livre que ganha a forma de publicação editada em papel.
Nesta sétima edição haverá performances de Lucia Nacht e Xavier Almeida, posteriormente interpretadas por Joana Hintze Ribeiro Garrido (fotografia) e Valério Romão (texto).
Paralelamente, haverá o lançamento da sexta edição da publicação “Do Liminar”, que reúne um ensaio textual de Nuno Moura e um ensaio fotográfico de Michela Balloi, concebidos a partir das performances apresentadas durante o passado episódio do ciclo. O texto da publicação será lido ao vivo pelo autor, Nuno Moura.
O design da publicação é de Letra Marco Balesteros e Isabel Lucena. (nota: Aceitam-se propostas de apresentação para as próximas edições. Enviar para o endereço zaratan.ac@gmail.com) //

Sessões da Buganvília #15

VHS screening (19h00) // João Fonte Santa
Concerto (20h00) // Jewel


25 de  Março / March 25
Entrada livre para sócios (quota anual 3 euros) / Free entry for members (3 euros annual fee)


As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas.
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões.
Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares.
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. 
O artista convidado nesta décima quinta sessão, a 25 de Março, é João Fonte Santa, seguido por concerto de Jewel.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.