“Quando mais debates...” a Culpa | segunda-feira no Coliseu
Esta segunda-feira, às 19h00, o Coliseu Porto Ageas apresenta “Quanto Mais Debates…” um ciclo inusitado de conversas estreado em 2021 pelo autor e ex-jornalista Marcos Cruz, e que regressa para uma segunda temporada, desta vez em torno de temas como o medo, a beleza ou a saúde. Este ensaio de comunidade estreia-se com o tema da culpa. E tanto que há para falar sobre ela.
A culpa parental, a culpa colonial, a culpa por falhar, a culpa religiosa, a culpa é algo que todos nós, independentemente da origem ou do contexto social, já sentimos. Agora, desconstruímos.
O painel, que se altera a cada sessão, terá na segunda-feira sete convidados, entre os quais Gonçalo Castro Fonseca, padre jesuíta que viveu na Síria em tempo de guerra, Eva Azevedo, bailarina que trabalha sobre a culpa colonial, Paula Pinto, ex-farmacêutica e mãe divorciada que tem estudado a culpa parental, o realizador André Gil Mata, o performer Alexandre Osório, a psiquiatra Isabel Prado e Castro, e Alfredo Castro, velha glória das balizas de Rio Ave, Boavista e seleção nacional, hoje treinador de guarda-redes dos axadrezados.
A presença de novas vozes, com destaque para aquelas que, por norma, estão arredadas do debate público, é o que distingue este ciclo de debates de tantos outros. Sem-abrigo e empreendedores, crianças e reformados, profissionais liberais e profissionais do sexo, músicos, escritores, escriturários, um painel original e diferente de convidados reúne-se na Sala dois do Coliseu para pensar e discutir sobre os temas que nos unem, independentemente das nossas origens e ocupações: o amor, a liberdade, a culpa, a felicidade, a cidadania, o medo.
Temas essenciais para todos nós, que não obedecem à atualidade, mas que, naturalmente, são afetados por ela.
Os debates são quinzenais, até 6 de junho. A entrada é livre, basta levantar os bilhetes na bilheteira do Coliseu, a partir das 13h00 do próprio dia. A sessão também vai ser transmitida em streaming na página de facebook do Coliseu.
AGENDA 2022 QUANTO MAIS DEBATES...
A Culpa - 14 de março
O Medo - 28 de março
A Beleza - 11 de abril
A Família - 26 de abril
A Saúde - 9 de maio
A Educação - 23 de maio
A Comunicação - 6 de junho