Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Quarteira recebe tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição

Festa de Nossa Senhora da Conceição Quarteira.jp

 

Este sábado, 8 de dezembro, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, e no concelho de Loulé, é em Quarteira que decorrem os principais festejos.

As comemorações arrancam esta noite, dia 7, pelas 21h00, com a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora em direção à Igreja S. Pedro do Mar.

Já no dia 8, momento alto desta Festa, a manhã arranca com uma alvorada, pelas 9h00. Às 14h00, terá lugar uma Eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar, seguindo-se, a partir das 15h00, a procissão solene com a imagem de Nossa Senhora, em direção ao Porto de Abrigo.

O ponto alto desta festa é a viagem de barco da Padroeira, acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações engalanadas demonstram toda a devoção e afeto pela sua Protetora.

À bênção do mar e das embarcações segue-se o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha.

Entre as 18h00 e as 23h00, haverá um espaço de gastronomia em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, bem como um momento musical com Rita Melo e Bruno Neves, venda de ramos e leilão de ofertas.

A Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição em Quarteira é uma tradição com raízes culturais antigas, já que a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos, e que está profundamente integrada na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses.

Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se o desfile das embarcações de pesca engalanadas que acompanham a procissão religiosa, seguido da Bênção do Mar que, desde o ano de 2000, é efetuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Santa.

Reza a curta história desta capela que recebe os pescadores no seu regresso do mar que, no mesmo ano em que foi erigida, protegeu as embarcações de um violento temporal que se abateu na costa do Algarve, apesar dos estragos materiais provocados.

A Festa da Nossa Senhora da Conceição tornou-se, com o passar dos anos, não só uma importante manifestação religiosa mas também uma atração para muitos visitantes nacionais e estrangeiros que marcam presença neste feriado nacional na cidade de Quarteira.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.