RAPortugal 1986 - 1999. À descoberta do RAP em Portugal
Arranca no dia 7 de Setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa o Ciclo de Conferências e Debates no âmbito do projecto RAPortugal 1986 - 1999.
Este Ciclo é coordenado por Soraia Simões, Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Presidente de Direcção da Associação Mural Sonoro, Associação distinguida no ano de 2014 com o Prémio Megafone Sociedade Portuguesa de Autores.
Este Ciclo de 8 sessões conta com as parcerias do Instituto de História Contemporânea da FCSH NOVA, da Câmara Municipal de Almada, do LARGO Residências ou dos estúdios BIG BIT.
São ainda parceiros do projecto, além dos referidos, o Festival Temps D’Images, a SOS Racismo ou o Conservatório de Música de Coimbra.
Este projecto de criação e investigação promovido pela Associação Mural Sonoro, que contou com o apoio da Direcção Geral das Artes na categoria de apoios pontuais, incide sobre a prática do rap e o impacto da cultura hip-hop no período descrito na sociedade portuguesa e além do Ciclo que agora inicia comportará a disponibilização on-line através da plataforma da Associação Mural Sonoro de um conjunto de recolhas de entrevistas acompanhadas de imagens e textos realizados por Soraia Simões a cerca de 20 protagonistas desta prática cultural, sonora e musical (onde se incluem rappers, directores musicais, dirigentes sindicais, dirigentes de organizações, radialistas e comunicadores) que se inscreveram no período e tema aflorados no trabalho, um conjunto de 3 workshops, a realização de um CD e um conjunto de 3 pequenos concertos de apresentação do CD.
O último dia do Ciclo de Conferências e Debates é dedicado à apresentação do trabalho realizado durante este último ano pela investigadora Soraia Simões e que culminará no trabalho escrito com o título da última conferência: RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986 - 1996.