Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

RAPublicar (1986 - 1996) de Soraia Simões on-line (projecto RAPortugal 1986 - 1999)

RAPublicar
MEMÓRIAS E HISTÓRIA ORAL

RAPublicar (1986 - 1996) - MEMÓRIAS E HISTÓRIA ORAL no portal 

 

LAG_2719.jpg

 



Recolha de memórias e entrevistas realizadas por Soraia Simões durante trabalho de investigação, inserido no projecto RAPortugal 1986 - 1999, financiado em 2015 pela Direcção Geral das Artes. A edição de som e sonoplastia deste trabalho foi realizada por João Megre no estúdio BIG BIT, em Lisboa.
O ciclo de sete Conferências e Debates coordenado pela autora é partilhado na sua forma integral. Sem edição de som ou outro género de edição.

A inserção de dados está em actualização até final do ano.

 

Estas fontes orais são, com fontes escritas e documentais de época, usadas de igual modo no livro ''RAPublicar a micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986 - 1996'', de Soraia Simões com previsão de publicação em Fevereiro de 2017.

O trabalho escrito é realizado no decorrer de um ano (Fevereiro de 2016 - Fevereiro de 2017). Não sendo uma compilação de dados, ele coloca a sua lente no modo como esta prática ganha protagonismo durante este período histórico marcado por variáveis de ordem social e económica que contribuem, segundo a investigadora, para isso. Recorre do ponto de vista metodológico a estas fontes orais, a conversas com temas específicos coordenadas pela autora e a documentos de época.

palavras - chave: memória, história oral, RAP em Portugal, recepção musical, historiografia da música popular, estudos culturais.

Foto contra-capa livro jpg.jpg

 


​BIOGRAFIA 
Soraia Simões nasceu em Coimbra no ano 1976. Radicou-se em Lisboa no ano 2008. É presidente de Direcção da Associação Mural Sonoro, projecto de arquivo e documentação musical, e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É pós-graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e autora do livro Passado-Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho (18 de Outubro 2012, public. Chiado Ed.). Recebeu o Prémio Megafone/Sociedade Portuguesa de Autores em 2014.
Consultora musical do projecto que faz parte dos conteúdos especiais da RTP «Extrema-Esquerda: Porque não Fizemos a Revolução?» estreado no 25 de Novembro de 2015 e Coordenadora geral e de investigação no projecto «RAPortugal: 1986 - 1999» (projecto financiado pela Direcção Geral das Artes).

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.