Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Recital de piano jazz por Enrico Zanisi e apresentação da Revista Estudos Italianos em Portugal no Instituto Italiano de Cultura | Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 às 18h30 | ENTRADA LIVRE |

image005.jpg

 

 

 

Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 pelas 18h30, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa o pianista Enrico Zanisi terá um recital de piano durante o qual interpretará algumas das mais famosas bandas sonoras dos filmes de Ennio Morricone, Nino Rota, Armando Trovajoli, Luis Bacalov, Nicola Piovani entre outros. A ocasião é dada pelo lançamento da Revista Estudos Italianos em Portugal, a histórica publicação do Instituto Italiano que, desde há muitos anos, acrescenta um contributo precioso ao estudo e ao aprofundamento das relações culturais entre Itália e Portugal. O dossiê monográfico, este ano, é dedicado ao cinema e a apresentação da Revista ficará a cargo da Prof.ª Doutora Rita Marnoto da Universidade de Coimbra.

 

Enrico Zanisi 26 anos, diplomado em piano com louvor, venceu o primeiro prémio em numerosos concursos de piano nacionais e internacionais como pianista clássico e de jazz.

Em âmbito jazz venceu o Prémio Nacional de composição e execução de piano em âmbito jazz “Franco Russo”; segundo classificado no “Prémio Roma Jam Session 2007”, Primeiro Prémio e Prémio do Público no prestigioso “Concurso Nacional para novos talentos do jazz italiano Chicco Bettinardi“ e venceu o “Vittoria Rotary Jazz Award 2010” instituído pelo célebre saxofonista Francesco Cafiso. A nível académico venceu em 2008 uma bolsa de estudo para a Universidade Berklee de Boston e foi admitido a entrar para a Faculdade de jazz na “Manhattan School of Music” de Nova Iorque. Tem no seu ativo três discos em seu nome: “Quasi troppo serio” de 2010 em formação com Ettore Fioravanti e Pietro Ciancaglini; “Life Variations” (2012) e “Keyowrds” (2014) publicados pela “Cam Jazz” com Joe Rehmer e Alessandro Paternesi. Em 2012 venceu o prestigioso prémio TOP JAZZ para a categoria Melhor Novo Talento. Em 2013 o festival “Vita Vita” de Civitanova Marche atribuiu-lhe um prémio como jovem talento italiano. Em 2014 recebeu o Prémio SIAE pela Criatividade. Em fevereiro de 2016 a Cam Jazz publicou o seu primeiro álbum piano solo, Piano Tales. Licenciou-se em Jazz com nota máxima e louvor no Conservatório “Licinio Refice” de Frosinone. Teve o prazer de tocar com: Sheila Jordan, Dave Liebman, Andy Sheppard, Anthony Pinciotti, Paolo Fresu, Giovanni Tommaso, Fabrizio Bosso, Francesco Cafiso, Stefano Di Battista, Ares Tavolazzi, Ada Montellanico, Gabriele Mirabassi, Dario Deidda, Roberta Gambarini, Maria Pia De Vito, Flavio Boltro, Rosario Bonaccorso e outros. Exibiu-se em alguns dos mais importantes festivais italianos entre os quais: Umbria Jazz, MITO festival, Auditorium Parco della Musica, Casa del Jazz, Bergamo Jazz, Vicenza Jazz Festival, Festival Jazz de Berchidda e muitos outros. Tem atuado também em Londres, Estrasburgo, Dublin, em Marrocos, Tunísia, Israel, Alemanha, Polónia, Índia, México, Porto Rico, Brasil, Zimbabwe, Escócia.

Em 2009 Phil Markovitz da Manhattan School of Music disse “Enrico Zanisi plays with an assuredness that belies his years with a wonderful touch, lyricism and swing”.

http://www.enricozanisi.com/