Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Roca apoia concurso nacional de estudantes “Desenha hoje a sanita de amanhã”

image007 (3).jpg

 

A Roca, empresa dedicada ao design, produção e comercialização de soluções para o espaço de banho, apoia o concurso nacional de estudantes “Desenha hoje a sanita de amanhã”, promovido em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a Associação Nacional de Designers (AND) e a Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais (ANQIP).

O concurso, apresentado esta manhã no Museu de Aveiro, que se destina a estudantes universitários na área do design, nomeadamente “Desenvolvimento do Produto”, pretende estimular as ideias originais para a conceção de uma proposta de “sanita do futuro” e incentivar à preservação do ambiente, com particular destaque para os ecossistemas ribeirinhos e para a importância do tratamento das águas residuais.

 

As inscrições devem ser realizadas até dia 13 de maio de 2016 e podem ser individuais ou coletivas, com o limite máximo de três pessoas.

 

Os vencedores serão revelados em novembro de 2016, por ocasião do Dia Mundial do Saneamento Básico, sendo que o primeiro classificado irá visitar Barcelona e passar um dia ao Roca Design Centre (como visitante) e ao Roca Gallery de Barcelona, o segundo lugar receberá um prémio monetário de 450 euros e o terceiro classificado 250 euros.

Qualidade conceptual da solução (usabilidade, versatilidade, eco-eficiência), inovação e originalidade são alguns critérios que vão ser avaliados pelo júri.

 

O concurso “Desenha hoje a sanita de amanhã” insere-se no projeto “O Cano é que Paga”, que tem como objetivo esclarecer e educar a população sobre os resíduos que não devem ser colocados no esgoto, bem como para a adoção de boas práticas ambientais e preservação dos recursos hídricos.

O concurso é uma iniciativa que conta com a parceria da Câmara Municipal de Aveiro, da Roca, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), da Associação Nacional de Designers (AND) e da Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais (ANQIP).

 

A Águas do Centro Litoral, S.A. é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal, sendo responsável pela captação, o tratamento e o abastecimento de água para consumo público e a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, e a receção de efluentes provenientes de limpeza de fossas séticas.

A AdCL foi constituída através do decreto-lei 92/2015, de 29 de maio, mediante a agregação das empresas Simria, Simlis e Águas do Mondego, integradas no Grupo Águas de Portugal.

 

 

Sobre a Roca

 

A Roca é uma empresa dedicada ao design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, pavimentos e revestimentos cerâmicos destinados à arquitetura, à construção e ao design e decoração de interiores.

 

A companhia emprega 20.000 pessoas, tem 77 centros de produção e está presente em mais de 135 países distribuídos pelos cinco continentes.

 

A Roca, marca de qualidade e referência na definição de espaços de banho, trabalha em colaboração com prestigiados designers e arquitetos como R. Moneo, D. Chipperfield, Z. Hadid, Herzog & de Meuron, Schmidt & Lackner y J. Mariscal, ao mesmo tempo que trabalha constantemente no desenvolvimento e promoção de iniciativas que ajudem à conservação do meio ambiente. Este compromisso da Roca traduz-se num critério orientado para a poupança de água no desenvolvimento permanente de novos produtos.