Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Rodrigo Leão lança álbum Estranha Beleza da Vida

RODRIGO LEÃO
NOVO ÁLBUM
A ESTRANHA BELEZA DA VIDA | 15 OUTUBRO
    EDIÇÃO GLOBAL BMG 

 
 

RODRIGO LEÃO LANÇA ÁLBUM
A ESTRANHA BELEZA DA VIDA


Concerto de apresentação dia 15 de outubro, em Coimbra,
no emblemático Convento São Francisco


RODRIGO LEÃO
NOVO ÁLBUM
A ESTRANHA BELEZA DA VIDA | 15 OUTUBRO
    EDIÇÃO GLOBAL BMG 
 
 
RODRIGO LEÃO LANÇA ÁLBUM
A ESTRANHA BELEZA DA VIDA


Concerto de apresentação dia 15 de outubro, em Coimbra,
no emblemático Convento São Francisco

Videoclip Voz de Sal revelado hoje (para ver aqui)

 
O novo álbum de originais de Rodrigo Leão chama-se A Estranha Beleza da Vida e está disponível a partir de hoje. E, por onde se quiser ver, é um disco surpreendente.
 
 
 


Surpreendente porque não estava previsto existir já um novo trabalho, tão pouco tempo depois do lançamento de O Método, no início de 2020. Surpreendente porque este novo disco foi feito sem pressa nem pressões, ao sabor da vontade e da inspiração de Rodrigo, que refina aqui com uma simplicidade desarmante a sua inconfundível sensibilidade melódica.

O último destaque do novo álbum de Rodrigo Leão A Estranha Beleza da Vida é Voz de Sal com voz e letra da cantora Martírio. “Já tinha saudades do castelhano e esta foi uma das ideias que me fez logo lembrar a voz da Martírio. Como eu e a Martírio já tínhamos há algum tempo a vontade de fazer algo juntos, convidei-a para esta colaboração. A letra acabou por ser feita pela própria Martírio e pelo seu filho Raul, após a troca de várias impressões”. Segundo Rodrigo Leão, é “uma canção que pela sua cadência muito lenta, destaca ainda mais aquela voz tão peculiar".
 
Sobre o álbum, como diz o músico: “Tudo o que se passou durante este último ano fez-me pensar ainda mais no ténue espaço entre a vida e a morte. E ao mesmo tempo também senti mais vontade de trabalhar. E mais liberdade”.
 
Com a pandemia de covid-19 a levar ao cancelamento da digressão de “O Método”, que fora publicado em fevereiro, Rodrigo retirou-se para o Alentejo com a família e aí acabaria por compor um EP, “Avis 2020”, gravado inteiramente a solo, inspirado pela natureza que o rodeava, e lançado apenas em formato digital.
  
A Estranha Beleza da Vida começou a tomar forma no final do ano. “Comecei a pensar neste trabalho em outubro de 2020, o mês em que regressei a Lisboa depois de meses de confinamento no meio do campo. Senti diferença logo nos primeiros temas, algo mais positivo, mais feliz, diferente dos ambientes do disco anterior. Alguns remetiam-me para uma época algo distante da que vivemos agora. Talvez não fosse por acaso e até resultasse de uma tentativa inconsciente de esquecer o presente”.
 
Rodrigo sempre se mostrou interessado em explorar géneros diferentes – valsa, tango, chanson, samba – como se os seus discos fossem viagens registadas e atravessadas pelo seu olhar. Assim o confirmaram clássicos como Alma MaterCinema ou A Mãe, e é nessa linhagem que A Estranha Beleza da Vida se inscreve. É um disco cinemático, uma viagem por canções e ambientes clássicos revistos pela modernidade do tratamento a que as submete, nascidas de momentos de inspiração feliz agarrados a quente.
 
“Acabou por ser muito mais fácil e mais rápido concretizar e gravar as novas ideias. Foi tudo feito no nosso estúdio; estávamos todos muito descontraídos, sem sentir aquela pressão que existe às vezes quando se aluga um estúdio profissional. E tudo fluiu bem, com menos dúvidas e ideias mais definidas.”
 
Rodrigo contou na gravação com os seus cúmplices de sempre na produção e arranjos - Pedro Oliveira, João Eleutério, Pedro Moreira e Carlos Tony Gomes. E convidou um leque impressionante de grandes nomes: a canadiana Michelle Gurevich, canta em “Friend of a Friend”, primeiro single do álbum; Kurt Wagner, dos Lambchop, interpreta Who Can Resist; a diva espanhola Martirio empresta a sua Voz de Sal; a cantora/compositora portuguesa Surma participa em O Ovo do Tempo e o instrumentista e produtor espanhol Suso Sáiz no tema-título. Nomes que se juntam a uma lista de colaboradores que já conta com Beth Gibbons, Lula Pena, Scott Matthew Stuart Staples ou Neil Hannon.
 
A Estranha Beleza da Vida é, então, um disco feliz, luminoso, livre. Um álbum que respira “a liberdade de podermos tentar criar sem barreiras, sem limites, sem estarmos presos a nada, mas para a qual é preciso encontrarmos alguma paz que contribua para construirmos ideias, sons, harmonias, melodias”.
  
CONCERTOS 2021|2022
15 de outubro - Coimbra, Convento São Francisco
30 de outubro - Especial A Estranha Beleza da Vida - Global Live Streaming
3 de dezembro - Lisboa, Museu do Oriente 
4 de dezembro - Lisboa, Museu do Oriente (2 sessões)
26 de dezembro - Porto, Casa da Música
6 de abril - Paris, Le Trianon
23 de abril - Alicante - Fundación Mediterráneo
21 de maio - Ovar, Centro de Arte de Ovar
18 de junho, - Aveiro, Teatro Aveirense
 
RODRIGO LEÃO
FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE | SITE OFICIAL | SPOTIFY | APPLE MUSIC
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.