Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

RUI MASSENA ABRE CICLO “ZET GALLERY MUSIC SESSIONS”

Maestro e artista plástico encerram programação 2020 da galeria do dstgroup

 

NO DIA EM QUE JOÃO LOURO APRESENTA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL

 

Rui Massena_zet gallery music sessions (1).jpg

 

*Concerto de piano a solo marca pré-abertura da exposição “ABOUT TODAY”,

 

A zet gallery encerra a programação de 2020 com  o lançamento de uma iniciativa inovadora que abre mais uma porta na já diversificada oferta cultural e artística da galeria, projeto para as artes visuais do dstgroup. Trata-se da primeira edição das zet gallery music sessions, uma iniciativa inovadora que se estreia com o maestro Rui Massena, que atuará, a solo e ao piano, amanhã,  às 19 horas. À mesma hora, terá lugar a pré-abertura da última exposição do ano da zet gallery, “ABOUT TODAY”, assinada pelo artista João Louro e que poderá ser visitada durante o fim-de-semana (19 e 20 de dezembro),  entre as 9h30 e as 12h30, contando com a presença do artista.

O lançamento das  zet gallery music sessions amplificam o âmbito da programação da zet gallery que abraça, desde já, o ano de 2021 “com um projeto que tem como objetivo a promoção de concertos intimistas, no contexto das exposições patentes na galeria e sem palco, reservados a duas dezenas de espetadores mas com transmissão streaming de alta qualidade através do Facebook e do Instagram, tanto da zet gallery como do dstgroup”, adianta Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery.

Com as zet gallery music sessions, que terão periodicidade mensal, “o projeto originalmente criado pelo dstgroup com o propósito de promover e comercializar obras de arte de autores contemporâneos, afirma-se cada vez mais como um espaço de programação cultural transversal e de excelência, que reforça a sua ação interveniente na Pólis”, afiança a também curadora da galeria. “A zet gallery quer crescer enquanto Ágora, ou seja, lugar de debate e reflexão, a partir das práticas artísticas contemporâneas, sobre as problemáticas do nosso tempo, contribuindo para a construção de um ambiente global de cidadania que tem na literacia das artes e da cultura a sua base”, sublinha apontando ainda 2020 “como um ano de aproximação crescente a esta nossa vocação”.

“ABOUT TODAY” é o nome da nova  exposição individual de João Louro

Até 27 de março de 2021, a zet gallery apresenta ABOUT TODAY, uma exposição individual de João Louro dedicada à Mulher, com curadoria de Helena Mendes Pereira. Através de uma seleção de cerca de dezena e meia de trabalhos, produzidos entre 1995 e 2019, a maioria dos quais de exibição inédita, a exposição evidencia “o caráter premonitório e reflexivo da obra de João Louro e o  olhar inquieto e atento do artista sobre o mundo,  que há muito nos habituou às suas perguntas”, revela a curadora.

João Louro é , na opinião de Helena Mendes pereira, “um dos mais destacados artistas da sua geração e a sua obra convoca influências neoconceptuais e do minimalismo, associadas a um certo expressionismo na cor e a um quadro de referências da literatura, do cinema e da História, em que reforça a importância da palavra, já que, para o artista, ‘a palavra é invenção. Ela é o verdadeiro laboratório. É experiência’”. A exposição, que agora se inaugura, “expressa-se a partir de diferentes meios, ainda que não se possa negar que a bidimensionalidade e pictoralidade próprias da pintura sejam o fio condutor das propostas”, conclui.

Assim, “Arte”, a série de trabalhos que integram “História do Crime”, The Plagues”, “L’Avenir Dure Longtemps”, “Love”, “Cover #18 (Dylan Thomas)”, “Et Dieu Créa la Femme”, “From Left to Right #7”, “Clockwise from Abose #2”, “Blind Image #221”, “Le Mort Homme #1” e “Man Is a Being Made of Scars” integram o mapa expográfico que, ao longo de quase sete anos de história, têm preenchido e dinamizado a galeria de arte contemporânea, fundada por José Teixeira, CEO do dstgroup.

 

zet gallery

A zet gallery é um espaço físico de características excecionais, situado no centro de Braga, com uma área de exposição de 800 m2, distribuída por diferentes salas, apoiadas por um pequeno auditório, sala para a realização de oficinas de artes plásticas e outros espaços de apoio, onde se incluem áreas de reservas, devidamente equipadas para acondicionar obras de arte.

Horário da galeria: 14h00 às 19h00, de segunda-feira a sábado. Outros horários disponíveis por agendamento

Morada: zet gallery, Rua do Raio 175,  4710-923 Braga | www.zet.gallery