Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Sábado - Música medieval e renascentista na Igreja de Santiago

TWB Ensemble.jpg

O TWB Ensemble (The Wandering Bard) apresenta um espetáculo de música medieval e renascentista na Igreja de Santiago (Castelo de Palmela), a 29 de julho, às 21h00, integrado no programa das Comemorações do Dia de Santiago.

O grupo é formado pelos músicos do Porto e de Leiria Esin Yardimli Alves Pereira (Vielle), Ricardo Alves Pereira (Oud) e António Casal (Percussão) e promete transportar o público para os tempos medievais na Península Ibérica, apresentando os seus arranjos de Cantigas de Santa Maria, atribuídas a Alfonso X, o Sábio, avô do Rei D. Dinis.

O TWB Ensemble une as qualidades da música antiga à tradição da narração de histórias, inspirado em trovadores e bardos. Os dois membros fundadores, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, colaboram em uníssono em cada um dos concertos e álbuns, juntamente com percussionistas convidados e, ocasionalmente, com cantoras/es e grupos corais.

O seu repertório inclui obras de celebrados compositores da música antiga, assim como compositores anónimos dos séculos XIII a XVIII que criaram as fundações da música ocidental tradicional e clássica. Os arranjos que executam mantêm a lealdade à época em que a música foi escrita.

Para além de serem muito apreciados pelos círculos da música antiga, levam também o seu repertório a novos públicos que, de outra forma, não encontrariam esta música com cerca de 800 anos. O grupo foi convidado para se apresentar em vários festivais e salas de concertos no Reino Unido, Espanha, Portugal e Holanda e também ministrou workshops de arranjos e narrativas musicais para conjuntos corais, com os quais se apresentou ao vivo.

A sua variada seleção de gravações pode ser ouvida nas principais plataformas de streaming ou adquirida em formato de disco. Saiba mais sobre o TWB Ensemble em www.cordasonora.com.

O espetáculo, organizado pela Câmara Municipal de Palmela, tem entrada gratuita. Mais informações: 212 332 122 ou turismo@cm-palmela.pt.