Sabia que a 9 de junho se assinala o Dia Internacional dos Arquivos? Veja o que o Arquivo Municipal de Lisboa está a preparar para este dia...
Arquivo Municipal de Lisboa associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Arquivos
O Arquivo Municipal de Lisboa, em articulação com o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), vai assinalar no dia 9 de junho o Dia Internacional dos Arquivos, este ano dedicado ao tema “Arquivos, cidadania e interculturalismo”, levando a cabo várias iniciativas na cidade.
Divulgação da sua atividade junto de colaboradores do município e do público em geral no Edifício Central do Campo Grande, visitas guiadas aos seus equipamentos, lançamento do novo número da revista científica “Cadernos do Arquivo Municipal”, fazem parte do programa preparado com o objetivo de divulgar o trabalho que desenvolve, e reforçar a importância dos arquivos em geral e dos seus profissionais na sociedade.
De acordo com a Declaração Universal sobre os Arquivos, aprovada na assembleia geral do Conselho Internacional de Arquivos (17 de setembro de 2010), em Oslo, e na 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em Paris, “Os arquivos são um pilar fundamental na construção de uma sociedade democrática, que privilegia o respeito pelos direitos dos cidadãos, o acesso à informação e a salvaguarda da memória colectiva da cidade, numa óptica de transparência, inovação, qualidade e aproximação aos cidadãos”.
«Arquivos registram decisões, ações e memórias. Arquivos são um património único e insubstituível transmitido de uma geração a outra. Documentos de arquivo são geridos desde a criação para preservar seu valor e significado. Arquivos são fontes confiáveis de informação para ações administrativas responsáveis e transparentes. Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva. O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida.»
In “Declaração Universal sobre os Arquivos”
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/ica_2010_universal-declaration-on-archives_pt.pdf
Mais informações em http://www.ica.org/en/universal-declaration-archives
PROGRAMA
9h30 / 17h00 - Apresentação do Arquivo Municipal de Lisboa
Edifício Central do Campo Grande (entrada principal)
Campo Grande, nº 25
10h00 - Visita guiada ao Arquivo Municipal de Lisboa
(Bairro da Liberdade - Campolide | Arco do Cego | AML-Fotográfico | AML-Videoteca)
Entrada livre, mediante marcação prévia até dia 8 de junho
Telefone: 218 844 060 | E-mail: arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt
17h30 - Lançamento do nº 7 dos Cadernos do Arquivo Municipal -"Lisboa e as Artes Decorativas: obras, artistas, projetos"
Conferência "Ourivesaria barroca italiana em Portugal: presença e influência"
Teresa Leonor M. Vale
Museu de Artes Decorativas Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Fress)
Largo das Portas do Sol, 2 - Alfama (Miradouro das Portas do Sol)
Entrada e participação livre