Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Santa Casa apresenta Programação Cultural para fevereiro

Para o mês mais pequeno do ano, o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa preparou uma agenda cultural repleta de atividades gratuitas. Desde oficinas para famílias, passando por vistas temáticas e workshops, a oferta é variada e imperdível.

 

 

1 Fev (Qua) | 13h30

1 Mês, 1 Peça – Santa Ana e a Virgem

Visita temática

Ao longo de 2023, iremos analisar em detalhe 12 peças da coleção do Museu de São Roque.

Esta escultura portuguesa da 1ª metade do século XVII, de notável qualidade, promove a importância que a Companhia de Jesus teve em aproximar os fiéis de Santa Ana, destacando-lhe a sua importância na educação e pureza enquanto mãe de Maria. De madeira dourada e policromada, vem referida no Inventário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) como estando situado na “Casa da Fazenda”, espaço contíguo à Sacristia da Igreja de São Roque.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

4 Fev (Sáb) | 10h

Itinerários em Lisboa - O Bairro da Prodac

Percurso pedestre

Ciclo de itinerários que visa dar a conhecer o património e a ação que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem desenvolvido ao longo da sua história com as populações da cidade. Em cada itinerário percorremos um território com uma identidade única, resultado da ação conjunta de vários agentes, um dos quais a SCML.

Outrora local de quintas e palácios de veraneio, Marvila recebeu, a partir da segunda metade do século XIX, vários tipos de indústria. No século XX, o crescimento demográfico levou ao aumento de bairros desordenados, mas também a experiências pioneiras na entreajuda entre moradores e projetos de autoconstrução. Surgiu assim a PRODAC (Associação de Produtividade de Autoconstrução). 

Ponto de encontro: Praça David Leandro da Silva, Lisboa.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

4 e 11 Fev (Sáb) | 10h

Se Eu Fosse… Engenheiro de Estruturas

Visita e oficina para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos

Museu de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico (4 fev) | Museu e Igreja de São Roque (11 fev).

Os edifícios podem ser construídos para resistir aos sismos? Sim! Para tal, é necessário intervir nos edifícios antigos antes que ocorra um sismo, para evitar danos graves, e projetar os novos de uma forma inteligente. A atividade está dividida em dois momentos e em dois espaços. Começaremos no Instituto Superior Técnico, para perceber como se comportam as estruturas, quais os efeitos de um sismo e o que podemos fazer para minorar os danos. No sábado seguinte vamos até à Igreja de São Roque, espaço construído no século XVI, que resistiu ao terramoto de 1755 graças ao seu projeto de engenharia.

Ponto de encontro nos museus indicados, às horas indicadas.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes. Inscrição exclusivamente para as duas sessões.

 

 

4 Fev (Sáb)| 15h 

Expedição por Lisboa - O Bairro da Prodac

Caminhada-atelier para famílias com crianças e jovens a partir dos 8 anos

Nesta expedição, vamos descobrir lugares, histórias e segredos de uma zona da cidade de Lisboa desconhecida para muitas pessoas. Caminhando por Lisboa, equipados com máquina fotográfica ou telemóvel e um caderno de campo, vamos observar e registar o que te parecer mais interessante e especial.

Ponto de encontro: Praça David Leandro da Silva, Lisboa.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes

 

 

5 Fev (Dom) | 10h

Património ao Domingo - Igreja e Museu de São Roque

Visita guiada

Ao domingo, é possível conhecer melhor o património histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em contexto de visita guiada.

Edificada na segunda metade do século XVI, a antiga Casa Professa de São Roque foi o principal edifício jesuíta em solo português, até 1759. Obra-prima da História da Arte, destaca-se o conjunto de pintura, azulejaria, talha dourada e relicários, bem como a célebre Capela de São João Batista.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

11 Fev (Sáb) | 10h e 14h30

Museálogos - A comunicar é que a gente se entende

Visita temática ao Museu de São Roque (10h) e ao Museu das Comunicações (14h30)

Um tema, dois museus.

Ciclo de visitas que tem como objetivo colocar em diálogo as diferentes perspetivas que podemos ter de um mesmo tema, consoante o contexto em que nos encontramos.

Ao longo dos últimos cinco séculos, muitos foram os meios utilizados para promover e divulgar grandes eventos, impor ideias ou promover efemérides utilizando múltiplos suportes, tais como panegíricos, angiológicos, gazetas, jornais, selos, cartas de jogar, pósteres ou mesmo bilhetes da Lotaria Nacional. Neste Museálogos, entre o Museu de São Roque e o Museu das Comunicações, venha conhecer connosco algumas das histórias e suportes empregues na informação nacional.

Ponto de encontro nos museus indicados, às horas indicadas. Inscrição exclusivamente válida para as duas partes da visita.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

11 Fev (Sáb) | 15h

Desenhar no Museu - Museu e Igreja de São Roque

Workshop de desenho para adultos e jovens com mais de 12 anos

Workshop intensivo de desenho para aqueles que, com ou sem experiência, procuram na prática do desenho outra forma de entender a realidade circundante e que querem descobrir, através da observação e registo, segredos e pormenores desconhecidos do Museu de São Roque.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes

 

 

12 Fev (Dom) | 10h

Património ao Domingo - Convento de São Pedro de Alcântara

Visita guiada

Ao domingo, é possível conhecer melhor o património histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em contexto de visita guiada. Fundado em 1670 pelo Marquês de Marialva, em cumprimento de um voto feito 5 anos antes, na Batalha dos Montes Claros, o Convento de São Pedro de Alcântara preserva um importante conjunto de azulejaria e pintura. Destaca-se a Capela dos Lencastres, obra-prima da pedraria barroca.  

Ponto de encontro: Convento de S. Pedro de Alcântara (Rua Luísa Todi, 1).

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

15 Fev (Qua) | 10h e 11h30

Museálogos – Museus guardiães de memórias

Visita temática ao Museu de São Roque (10h) e ao Museu da Guarda Nacional Republicana (11h30)

Um tema, dois museus.

Ciclo de visitas que tem como objetivo pôr em diálogo as diferentes perspetivas que podemos ter de um mesmo tema, consoante o contexto em que nos encontramos.

O Museu de São Roque e o Museu da Guarda Nacional Republicana estão situados em edifícios históricos de grande valor patrimonial, por onde passaram figuras incontornáveis da História de Portugal, como D. Nuno Álvares Pereira ou o Padre António Vieira.

Os dois museus conservam também nas suas coleções o património material e imaterial das missões das instituições que os tutelam. Da proteção e defesa dos cidadãos, da guarda de crianças e enfermos, à defesa nacional, muitas são as memórias que neles se guardam. Neste Museálogos, venha descobrir estes dois guardiães de memórias.

Ponto de encontro: Museu de São Roque, às 10h

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

16 Fev (Qui) | 10h

Os Jogos Sociais

Visita guiada

O tema dos Jogos Sociais, pela sua abrangência, permite uma abordagem muito rica da história da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que recebeu em 1783, por decreto régio da Rainha D. Maria I, a concessão das Lotarias. Este jogo de carácter social constituía, e continua a constituir, um suporte fundamental do cuidado prestado pela instituição em prol dos mais desprotegidos.

Serão visitadas a primeira e a atual Sala de Extrações da Lotaria e apresentados documentos históricos relacionados com o jogo.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

18 Fev (Sáb) | 10h

Santa Casa Abre Portas - Hospital de Sant’Ana

Visita guiada

O antigo Sanatório de Sant’Ana foi fundado no início do século XX, para apoiar crianças com tuberculose. Totalmente financiado pelas famílias Chamiço e Biester, foi legado à Santa Casa em 1913, assegurando-se assim a continuação do seu funcionamento até aos nossos dias.

Ponto de encontro: Porta principal da Capela do Hospital de Sant’Ana

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

18 Fev (Sáb) | 15h

Palácio dos Condes de Tomar/Brotéria

Visita guiada

O Palácio dos Condes de Tomar foi construído na segunda metade do século XIX sobre estruturas pré-existentes, como residência de António Bernardo da Costa Cabral, primeiro Marquês de Tomar. Em 1970, foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, que ali instalou a Hemeroteca.

Desde 2020, alberga a Comunidade Brotéria, da Companhia de Jesus, uma casa que é também um centro cultural aberto ao público, com uma biblioteca com cerca de 150.000 monografias e mais de 200 publicações periódicas, particularmente valiosa no campo da Teologia, Filosofia, Literatura e História, com destaque para a história da Companhia de Jesus.

Ponto de encontro: Brotéria - R. São Pedro de Alcântara 3, Lisboa

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

19 Fev (Dom) | 10h

Património ao Domingo - Arquivo Histórico, Biblioteca e Sala de Extrações

Visita guiada

Ao domingo, é possível conhecer melhor o património histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em contexto de visita guiada. Nesta visita, iremos conhecer três importantes espaços diretamente ligados ao funcionamento da Santa Casa: o Arquivo Histórico, que garante o funcionamento e a guarda dos arquivos da instituição; a Biblioteca, que tem à sua guarda coleções bibliográficas dos séculos XIX, XX e XXI, essencialmente sobre as áreas de atuação da SCML, e a Sala de Extrações da Lotaria Nacional, instalada num dos pátios seiscentistas da Casa Professa de São Roque, desde 1903, data a partir da qual “anda a roda”.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

25 Fev (Sáb) | 10h

Itinerários da Fé - Percurso do Chiado

Percurso pedestre

Esta iniciativa, organizada pelo Quo Vadis – Turismo do Patriarcado de Lisboa em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, visa estabelecer o diálogo entre a fé e a herança cultural da cidade. Os participantes são convidados a fazer um percurso pedestre na zona nobre da capital, atentos à dimensão arquitetónica e monumental da fé cristã. O passeio proporcionar-lhes-á conhecer as igrejas de São Roque, do Loreto, da Encarnação e dos Mártires.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

Marcações: Quo Vadis - Turismo do Patriarcado de Lisboa | 21 887 95 49 / turismo@quovadislisboa.com

 

 

25 Fev (Sáb) | 10h

A Brincar Construímos o Passado

Visita e oficina para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos

Museu e Igreja de São Roque

De uma forma participativa e divertida, esta oficina dá a conhecer a Capela de São João Batista, da Igreja de São Roque, e as suas coleções de ourivesaria e têxteis que se conservam no museu. Com materiais recicláveis, vamos construir as nossas próprias obras de arte, inspiradas nas peças desta coleção.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes.

 

 

26 Fev (Dom) | 10h

Património ao Domingo - Quinta Alegre

Visita guiada

Esta quinta de recreio do século XVIII, mandada construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês de Alegrete, está classificada como Imóvel de Interesse Público. O edifício e a sua envolvente de jardim e mata configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa, sendo que no seu interior se destaca um notável conjunto de pintura mural.

Reabilitado pela Santa Casa, o palácio assumiu funções lúdico-recreativas, tendo também sido construída uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Ponto de encontro: Campo das Amoreiras, n. 94, Charneca do Lumiar

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

28 Fev (Ter) | 10h

Quinta Alegre

Visita guiada

Esta quinta de recreio do século XVIII, mandada construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês de Alegrete, está classificada como Imóvel de Interesse Público. O edifício e a sua envolvente de jardim e mata configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa, sendo que no seu interior se destaca um notável conjunto de pintura mural.

Reabilitado pela Santa Casa, o palácio assumiu funções lúdico-recreativas, tendo também sido construída uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Ponto de encontro: Campo das Amoreiras, n. 94, Charneca do Lumiar

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

 

As marcações para qualquer uma destas atividades, ou pedidos de informações, deverão ser feitas através dos contactos do Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura da SCML: Tel.: 21 324 08 69/87/89 ou E-mail: culturasantacasa@scml.pt

A exceção é a programação dos “Itinerários da Fé - Percurso do Chiado” (25 de fevereiro),cujos contactos estão na respetiva nota.