Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Santa Casa apresenta Programação Cultural para outubro

Visitas guiadas, percursos pedestres e atividades ao fim-de-semana especialmente pensadas para famílias com crianças e jovens, entre as quais se destaca o workshop "Se Eu Fosse… Historiador", uma oficina para descobrir como se preserva e arquiva um documento ou objeto antigo, são algumas das iniciativas que a Cultura Santa Casa preparou para outubro. 

 

 

1 Out | 10h

Património ao Domingo - Igreja e Museu de São Roque

Edificada na segunda metade do século XVI, a antiga Casa Professa de São Roque foi o principal edifício jesuíta em solo português até 1759. Obra-prima da História da Arte, destaca-se o conjunto de pintura, azulejaria, talha dourada e relicários, bem como a célebre Capela de São João Batista. 

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

4 Out | Qua | 13h30

1Mês\1Peça - Arca-Relicário de São João de Brito 

Ao longo de 2023 iremos analisar em detalhe doze peças da coleção do Museu de São Roque numa vista breve, à quarta-feira, sempre à hora de almoço. 

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

7 Out | Sáb | 10h

Itinerários em Lisboa - O Bairro Padre Cruz 

Historicamente lugar rural e de grandes igrejas e quintas senhoriais, a urbanidade de Carnide sofreu uma profunda transformação nas últimas décadas face à explosão demográfica, e é hoje um dos lugares de maior juventude, dinâmica criativa e densidade demográfica da Capital, como se pode atestar percorrendo o Bairro Padre Cruz, onde a Misericórdia tem um Centro Social Polivalente, entre outros equipamentos. 

Ponto de encontro: Largo da Luz

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

7 Out | Sáb | 10h

Os Tesouros do Convento

Famílias com crianças e jovens a partir dos 8 anos 

Através de uma sequência de pequenos sinais vamos descobrir alguns recantos de um convento único na cidade de Lisboa. Da Capela dos Lencastres, repleta de pormenores em pedra mármore, até ao claustro a céu aberto, vamos percorrer espaços mágicos que nos contam histórias de há quase 400 anos.

Ponto de encontro: Convento de São Pedro de Alcântara

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes

 

 

7 Out | Sáb | 15h

Expedição por Lisboa - O Calhariz de Benfica

Passeio para famílias com crianças e jovens a partir dos 8 anos

Nesta expedição vamos descobrir lugares, histórias e segredos de zonas da cidade desconhecidas para muitas pessoas. Caminhando por Lisboa, equipados com máquina fotográfica ou telemóvel e um caderno de campo, vamos observar e registar o que te parece mais interessante e especial.

Ponto de encontro: Estação ferroviária de Benfica

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes

 

 

8 Out | Dom | 10h 

Património ao Domingo - Convento de São Pedro de Alcântara

Fundado em 1670 pelo Marquês de Marialva, em cumprimento de um voto feito 5 anos antes, na Batalha dos Montes Claros, o Convento de São Pedro de Alcântara preserva um importante conjunto de azulejaria e pintura. Destaca-se a Capela dos Lencastres, obra-prima da pedraria barroca.  

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

10 Out | Ter | 10h

Quinta Alegre 

Quinta de recreio do século XVIII, mandada construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês de Alegrete. Classificada como Imóvel de Interesse Público, este edifício e a sua envolvente de jardim e mata configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa. No seu interior destaca-se um notável conjunto de pintura mural. Reabilitado pela Santa Casa, o palácio assumiu funções lúdico-recreativas, tendo também sido construída uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

14 Out | Sáb | 10h (Museu de São Roque) e 11h30 (Museu Nacional de História Natural e da Ciência)

Museálogos - De casa jesuítica a museu

Museu de São Roque e Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Visita temática

O Museu de São Roque e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência têm muito em comum. Ambos foram casas jesuíticas de extrema importância para, por vicissitudes da história, se tornarem em museus, um de arte sacra, o outro de história natural. Nestes Museálogos exploraremos a história destes dois espaços e a forma como estão intrinsecamente relacionados.

Marcação prévia. Esta visita tem o custo de 4€ por pessoa. Máx. 30 participantes.

 

 

14 Out | Sáb | 10h

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo

Famílias com jovens dos 10 aos 15 anos

Os conceitos de arquitetura e de urbanismo são trabalhados em grupo através de um exercício de desconstrução de palavras. Uma vez discutidos os conceitos, passa-se para a análise do real, questionando a cidade, os bairros, as ruas e os edifícios que nos rodeiam. A dialética entre função e forma assume protagonismo neste debate.

Ponto de encontro: Museu de São Roque

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes

 

 

14 Out | Sáb | 15h (Museu e Igreja de São Roque)

21 Out | Sáb | 15h (Arquivo Fotográfico da CML)

Se Eu Fosse… Historiador

Museu e Igreja de São Roque e Arquivo Fotográfico da CML

Visita e oficina para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos

A história do mundo e das pessoas dá muitas voltas, por isso existem historiadores que estudam e investigam as memórias e os acontecimentos antigos. O que parece verdade hoje, depois de muito trabalho de pesquisa, pode não ser bem assim. Num primeiro momento vamos conhecer algumas obras de arte do Museu de São Roque, a sua história e figuras mais importantes. No sábado seguinte, no Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, descobriremos como se preserva e arquiva um documento ou objeto antigo. Este é o trabalho do historiador: observar, investigar e apresentar as suas novas ideias. 

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 20 participantes.

Inscrição exclusivamente para as duas sessões.

 

 

15 Out | Dom | 10h

Património ao Domingo - Arquivo Histórico, Biblioteca e Sala de Extrações da SCML

Nesta visita, iremos conhecer três importantes espaços diretamente ligados à história e ação da Santa Casa: o Arquivo Histórico garante a guarda, conservação e disponibilização dos arquivos da instituição; a Biblioteca reúne coleções bibliográficas dos séculos XIX, XX e XXI, essencialmente sobre as áreas de atuação da SCML, e na Sala de Extrações da Lotaria Nacional, instalada num dos pátios seiscentistas da Casa Professa de São Roque, desde 1903 que a sorte “anda à roda”.  

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

18 Out | Qua | 10h (Museu de São Roque) 11h30 (Casa-Museu Medeiros e Almeida)

Museálogos - Museus e Benemerências 

Museu de São Roque e Casa-Museu Medeiros e Almeida

Visita temática

A coleção de artes decorativas de António de Medeiros e Almeida (1895-1986) está exposta na casa que o empresário e colecionador habitou e transformou em Casa-Museu em 1972. Expõe cerca de 2.000 peças, que vão do século II a.C. ao século XX. Já a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem recebido ao longo da sua existência várias doações de múltiplos beneméritos, que têm enriquecido o seu património e que são parte integrante da exposição permanente do Museu de São Roque.

Marcação prévia. Esta visita tem o custo de 9€ por pessoa. Máx. 30 participantes.

 

 

19 Out | Qui | 11h30

Os Jogos Sociais

O tema dos Jogos Sociais, pela sua abrangência, permite uma abordagem muito rica da história da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que recebeu em 1783, por decreto régio da Rainha D. Maria I, a concessão das Lotarias. Este jogo de carácter social constituía e continua a constituir um suporte fundamental do cuidado prestado pela instituição em prol dos mais desprotegidos. Serão visitadas a primeira e a atual Sala de Extrações da Lotaria e apresentados documentos históricos relacionados com o jogo. 

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

21 Out | Sáb | 10h

A Santa Casa Abre Portas - Colónia Balnear Infantil Dr. Mário Madeira em São Julião da Ericeira

Edifício de arquitetura civil, implantado na linha de costa da Ericeira (Mafra), a Colónia Balnear Infantil Dr. Mário Madeira em São Julião da Ericeira foi fundada em 1949, com o propósito de acolher jovens da zona de Lisboa nos períodos de veraneio. Em 1981, o imóvel foi transferido para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que tem desde então utilizado o espaço na realização de múltiplas atividades com utentes da instituição.  

Ponto de encontro: Na entrada do edifício da Colónia de férias - São Julião da Ericeira, Rua da Colónia

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

21 Out | Sáb | 15h

Palácio dos Condes de Tomar/Brotéria

O Palácio dos Condes de Tomar foi construído na segunda metade do século XIX sobre estruturas pré-existentes, como residência de António Bernardo da Costa Cabral, primeiro Marquês de Tomar. Em 1970 foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, que ali instalou a Hemeroteca. Desde 2020 alberga a Comunidade Brotéria, da Companhia de Jesus, uma casa que é também um centro cultural aberto ao público, com uma biblioteca – cerca 150.000 monografias e mais de 200 publicações periódicas – particularmente valiosa no campo da Teologia, Filosofia, Literatura e História, com destaque para a história da Companhia de Jesus. 

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

22 Out | Dom | 10h

Património ao Domingo - Quinta Alegre 

Quinta de recreio do século XVIII, mandada construir por Manuel Telles da Silva, 1.º Marquês de Alegrete. Classificada como Imóvel de Interesse Público, este edifício e a sua envolvente de jardim e mata configuram o exemplo de uma das mais requintadas quintas de recreio barrocas dos arredores de Lisboa. No seu interior destaca-se um notável conjunto de pintura mural. Reabilitado pela Santa Casa, o palácio assumiu funções lúdico-recreativas, tendo também sido construída uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

24 Out | Ter | 14h30

Hospital de Sant’Ana

O antigo Sanatório de Sant’Ana foi fundado no início do século XX para apoiar crianças com tuberculose, obra de alguns dos mais ilustres artistas do início do século XX, como Rosendo Carvalheira, Álvaro Machado, Costa Motta, António Ramalho, entre outros, o Sanatório foi totalmente financiado pelas famílias Chamiço e Biester, e legado à Santa Casa em 1913, assegurando-se assim a continuação do seu funcionamento até aos nossos dias.

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

28 Out | Sáb | 8h

Rotas da Misericórdia - A Santa Casa da Misericórdia de Leiria 

Rotas pelo território nacional à descoberta do vasto património material e imaterial que, ao longo de mais de cinco séculos, foi edificado e reunido pelas Misericórdias Portuguesas, relevando o seu significado histórico e o seu cruzamento com as vicissitudes e desígnios do País e do mundo. 

Ponto de encontro: Churrasqueira do Campo Grande

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

 

 

28 Out | Sáb | 10h

Itinerários da Fé - Percurso do Chiado 

Percurso pedestre

Esta iniciativa, organizada pelo Quo Vadis - Turismo do Patriarcado de Lisboa em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, visa estabelecer o diálogo entre a fé e a herança cultural da cidade. Os participantes são convidados a fazer um percurso pedestre, na zona nobre da capital, atentos à dimensão arquitetónica e monumental da fé cristã. Este percurso inclui a visita às Igrejas de São Roque, do Loreto, da Encarnação e dos Mártires. 

Participação gratuita mediante marcação prévia. Máx. 30 participantes.

Ponto de encontro: Museu de São Roque 

 

Marcações:

Quo Vadis - Turismo do Patriarcado de Lisboa 

21 887 95 49