Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Santos Populares animam cidade de Quarteira e outros pontos do Concelho de Loulé

Marchas de Quarteira (CTP®) 28-06-2017-38.jpg

 

Nas noites dos dias 12, 13 e 28 de junho, Quarteira revive um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade e uma demonstração do forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória: as festas dos Santos Populares. Arraiais, bailes e animação a cada esquina são os ingredientes de um evento que tem o seu ponto central no desfile das marchas na zona do Calçadão Nascente.

Estas marchas em representação das principais ruas e bairros de Quarteira atraem milhares de visitantes que aqui vêm apreciar esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.

Nas três noites de festejos – Stº António, S. João e S. Pedro – centenas de quarteirenses desfilam num dos maiores eventos do género no sul do País e que é um cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.

A cada ano que passa, a criatividade aumenta, bem como as melhorias neste evento, sem no entanto se descurar aquelas que são as suas tradições e que o tornem tão singular e original no contexto das marchas populares que acontecem por esse país fora.

Este ano participam as seguintes marchas em representação das artérias e bairros da cidade: a marcha infantil da Fundação António Aleixo (com o tema “As Andorinhas”), Florinhas de Quarteira (com o tema “Postais do Algarve”), Marcha Poeta Pardal (com o tema “Saudade de Portugal”), Rua do Outeiro (com o tema “Quarteira é Pescadora”), Rua Gago Coutinho (com o tema “As Peixeiras à Portuguesa”), Rua Vasco da Gama (com o tema “Uma Casa Portuguesa”) e Rua da Cabine (com o tema “Quarteira às Flores”).

Este desfile tem entrada livre e o início marcado para as 21h00.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, por estes dias a Câmara Municipal de Loulé irá promover também os tradicionais bailes nas ruas, entre as 20h00 e as 1h00, onde não faltarão os petiscos, a música e, naturalmente, muita animação para quem vier até aqui dar um pezinho de dança. Na Rua Poeta Pardal o baile acontece nos dias 14 e 15 de junho, enquanto que a Rua da Cabine revive esta tradição nas noites de 21, 22 e 23 de junho.

Já na freguesia de S. Clemente, em plano coração da cidade de Loulé, o Largo do Tribunal de Loulé recebe também os Bailes de Santos Populares. As propostas desta organização conjunta da Junta de Freguesia e Câmara Municipal são as seguintes: dia 12 de junho, baile com o grupo Fora D’Horas (20h00), atuação da Marcha de S. Clemente (22h00) e espetáculo com a banda Ganda Banda (22h30); 23 de junho, baile com Ruben Baião (20h00), atuação da Marcha de S. Clemente (22h00) e espetáculo com a banda Kremlin (22h30); dia 26 de junho, baile com Marcelo Filipe (20h00), atuação da Marcha de S. Clemente (22h00) e espetáculo com a banda HI-FI (22h30). A entrada é livre.

 

CML/GAP /RP