Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

São João: Castro termina digressão no Centro Cultural de Belém

Nos dias 27 e 28 de agosto, às 19h00

São João: Castro termina digressão

no Centro Cultural de Belém

 

Castro 1 © João Tuna.jpg

 

Após a passagem pelo Festival de Almagro, em Espanha, regresso do espetáculo a Portugal encerra a programação fora de portas da Casa

 

A programação fora de portas do Teatro Nacional São João para a temporada abril/julho de 2021 está prestes a terminar, com a apresentação da peça Castro no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O espetáculo, que conta com encenação de Nuno Cardoso, diretor artístico do São João, parte da obra homónima do poeta António Ferreira, desvendando a modernidade e densidade intrínsecas ao drama histórico/lenda/mito do amor entre Pedro e Inês. A produção da Casa – que assinalou a primeira incursão de Nuno Cardoso na dramaturgia portuguesa – sobe ao palco do CCB nos dias 27 e 28 de agosto, às 19h00. Os bilhetes estão disponíveis a partir dos 17 euros.

 

Castro coloca-nos perante a intimidade concreta de personagens que se revelam cativas de si próprias, explorando a questão da utopia e do seu negro avesso: o amor/desejo e o poder como vício e caos, como cegueira que “escurece daquela luz antiga o claro raio”. Após as recentes passagens pelo Luxemburgo e pelo Festival de Almagro, em Espanha, o regresso a Portugal marca assim o fim da digressão da peça – estreada em março de 2020 no Teatro Aveirense –, e representa mais uma vertente da política de descentralização do São João.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.