Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

São João convida a explorar práticas artísticas na sala de aula

Amanhã, 5 de junho, no Teatro Carlos Alberto

TNSJ-Micropedagogias_©Susana Neves.JPG

 

Oficina de Micropedagogias é uma ação de formação destinada a professores dos ensinos básico e secundário

 

Desenvolver estratégias pedagógicas a partir de práticas artísticas. É esta a proposta da Oficina de Micropedagogias, uma ação de formação destinada a professores dos ensinos básico e secundário. Tendo como ponto de partida a parceria entre o Teatro Nacional São João (TNSJ) e o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian, a formação concebida por Nuno M Cardoso e Rosário Costa tem vindo a integrar a programação da Casa desde 2017. Desta feita, a Oficina de Micropedagogias está de regresso para mais uma edição que decorre já amanhã, às 10h00, no Teatro Carlos Alberto (TeCA).

 

Como motivar o aluno na sala de aula e captar a sua atenção? Será que é possível promover a aprendizagem de um conteúdo curricular recorrendo a novas estratégias de ensino? Como é que podemos fomentar os relacionamentos interpessoais entre alunos e professores? Estas são algumas das questões que a ação de formação procura esclarecer através da reflexão de práticas de aprendizagem, partilha de experiências e da apresentação das designadas “micropedagogias”, ou seja, de um conjunto de estratégias e atividades, como por exemplo, exercícios ou ferramentas, que podem ser postos em prática no contexto de sala de aula.

 

Oficina de Micropedagogias é uma ação de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua para o Centro de Formação Guilhermina Suggia. A formação, que conta com a orientação de Rosário Costa com Susana Madeira, vai contar com um número máximo de 10 participantes e tem a duração de três horas.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.