Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Schneider Electric patrocina a exposição CLIMA – EXPO 360º

A Exposição CLIMA EXPO 360°, aberta ao público a partir do dia 02 de dezembro, é inaugurada hoje com a presença do Ministro do Ambiente

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, patrocina a exposição CLIMA-360º. Inicialmente apresentada em Paris no contexto da 21ª Conferência Mundial sobre Clima (COP21), a exposição, que tem circulado por todo o mundo, chega agora a Lisboa e pode ser visitada desde o dia 02 de dezembro até ao dia 28 de fevereiro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa. 

 

 

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Embaixada de França, o Instituto Francês de Portugal, o Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, o Instituto de Ciências Sociais e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, ambos da Universidade de Lisboa, e conta com o patrocínio da Schneider Electric. Tendo como propósito abordar o tema das alterações climáticas causadas pelas emissões dos gases com efeito de estufa resultante das atividades humanas, a Exposição proporciona a todos os visitantes uma melhor compreensão do sistema climático através das últimas observações, simulações e análises de vários cientistas.

 

 

A inauguração da Exposição está marcada para hoje, às 14h30, com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e do Embaixador de França, Jean-Michel Casa, e contará com uma conferência científica intitulada “Alterações Climáticas: por onde passa o futuro próximo?”, no Auditório Manuel Valadares. Moderado por Luísa Schmidt, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o debate contará com a participação de personalidades e cientistas franceses e portugueses de reconhecido mérito e serão discutidas as alterações climáticas, as soluções tecnológicas e as consequências do incumprimento do Acordo de Paris, entre outros temas.

 

Segundo David Claudino, Country Manager da Schneider Electric Portugal “a gestão eficiente dos recursos energéticos é um dos focos da Schneider Electric e acreditamos que é também um dever de todas as sociedades e empresas. Esta exposição é mais um mote para abordar as questões ambientais e da pegada ecológica que urgem ser pensadas e solucionadas, pelo que estamos muito satisfeitos por podermos ajudar na sensibilização desta causa”.

 

A Schneider Electric trabalha diariamente para disponibilizar soluções inovadoras que abordem o paradoxo energético de equilíbrio da pegada de carbono do planeta com o irrefutável direito humano de acesso a energia segura e fiável. No âmbito deste tema, a Schneider Electric tem recebido inúmeras distinções, entre elas, a posição de líder global pelas suas ações e estratégias em resposta às alterações climáticas, tendo sido distinguida com uma das empresas que constam na Climate A List da CDP (Carbon Disclosure Program) - uma organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona as economias sustentáveis.

 

A Exposição CLIMA EXPO 360°, criada pela Universcience - Science Actualités (Paris), pretende equacionar os vários aspetos do processo das Alterações Climáticas, integrando também uma série de eventos, documentários e conferências, proporcionando uma melhor compreensão do sistema climático através das últimas observações, simulações e análises de vários cientistas. Para além desta questão de sensibilização, um dos seus objetivos passa também por alertar para a importância da mobilidade sustentável, da economia de baixo carbono e para os impactos sociais das alterações climáticas.

 

Com uma vista panorâmica de 360º, a Exposição está organizada em quatro vertentes, tendo sido acrescentada, para a exposição de Lisboa, uma vertente específica sobre Portugal, com a integração de dados e cenários centrados, a partir de estudos científicos apresentados de forma inédita e apelativa. Na sequência da 22ª Conferência Mundial sobre o Clima (COP22), esta exposição pretende colocar na mesa todos as peças do processo e levar à reflexão de todos os visitantes.

 

Saiba mais sobre esta exposição em http://www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/clima-expo-360